Você conhece a DAEP?
Dia 3 de dezembro é o dia internacional da pessoa com deficiência, essa data foi estipulada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a intenção de gerar discussões sobre a situação da pessoa com deficiência, seus direitos e necessidades.
A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), tem o conhecimento dos direitos e as necessidades das Pessoas com Deficiência (PCD ‘s). Para isso, temos a Diretoria de Acessibilidade, Equidade e Políticas Afirmativas – Daep
Você conhece a DAEP?
A DAEP se constitui como um órgão vinculado à Reitoria da Universidade Federal do Norte do Tocantins, e tem, como propósito, a atuação para a promoção da permanência dos(as) estudantes no ambiente universitário, a partir de três eixos: Acessibilidade e Inclusão, Políticas Afirmativas e Políticas de Gênero e Diversidade. Assim, atua na construção de políticas e ações de acessibilidade/inclusão, de igualdade, de equidade e de representatividade a partir dos mais variados coletivos e movimentos sociais, étnicos, raciais e de gênero, constitutivos da população brasileira.
Diretor: Diêgo Araújo Silva
Coordenadora de Políticas de Acessibilidade: Renata Laize Pais Brito Mendes
Coordenadora de Políticas Afirmativas: Sariza Oliveira Caetano Venâncio
Coordenadora de Gênero e Diversidade: Ana Rosa Carvalho de Oliveira
Atividades que a DAEP realiza:
Monitoria Inclusiva – suporte direto aos estudantes que dispõem de algum tipo de deficiência e que necessitam de um suporte em sala de aula, deslocamento pelos setores e eventos da universidade e suporte de comunicação em Libras. O programa atua, também, na confecção, tradução e transcrição de materiais didático-pedagógicos para os estudantes que necessitam do serviço, tais como: ampliação/impressão de materiais em PDF; transcrição/tradução de material escrito para áudio.
Programa de Acessibilidade e Inclusão Discente (PAID) – auxílio financeiro específico para estudantes com deficiência, de forma a prover recursos necessários à sua permanência na universidade.
Bancas de Heteroidentificação da UFNT – formação e aplicação de bancas que tem como finalidade garantir a efetivação da política de cotas e o ingresso de estudantes negras e negros (pretos(as), pardos(as)) em nossa universidade. O processo inclui formação específica para os membros das bancas em relações étnico-raciais, racismo e políticas afirmativas no estado brasileiro.
A DAEP atua como parceira no Programa de Apoio à Parentalidade na Universidade (PAPU), que tem como objetivo geral discutir, criar e implementar Políticas de apoio à Parentalidade na Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT que permitam o acesso, a permanência e a progressão de discentes e servidores na Universidade. Compreende-se parentalidade como as atividades de cuidado exercidas por homens e mulheres em diferentes configurações familiares (heteroafetivas, homoafetivas, monoparentais femininas ou masculinas, avós e netos, recasamentos, abrigos, dentre outras) com objetivo de garantir a sobrevivência e formação integral de crianças, sejam elas consanguíneas ou adotivas. Dessa forma, dispomos de 4 monitores da DAEP atuando no respectivo Programa.
Atua, também, no suporte, organização e participação em eventos relacionados à Inclusão, Políticas e Ações Afirmativas, Combate ao racismo e Diversidade.
Sobre a importância da DAEP na UFNT
A importância da DAEP está no papel que ela desenvolve nos três eixos de atuação, no combate às desigualdades presentes na instituição no âmbito estudantil. Deste modo, se mostra importante por promover, incentivar e criar ações de inclusão, incentivo e suporte aos estudantes com deficiência (PCD’s), negros, indígenas, quilombolas e LGBTQIAP+.
Como apregoado na constituição da Diretoria, é necessário que eles realizem um trabalho no intuito de possibilitar que todas, todos e todes os estudantes alcancem de forma equitativa um desempenho acadêmico de excelência, tendo como suporte as ações e políticas direcionadas à acessibilidade/inclusão em nossos espaços, físicos ou não, ações afirmativas de combate ao racismo e formas correlatadas de discriminação e políticas de gênero e diversidade tendo como público-alvo nossas estudantes mães e comunidade LGBTQIAP+.
Segundo a Coordenadora de Políticas de Acessibilidade,Renata Laize Pais Brito Mendes, o dia internacional da pessoa com deficiência é de extrema importância por:
Esse dia nos faz refletir a respeito dos desafios que as pessoas com deficiências ainda enfrentam em nossa sociedade e ao mesmo tempo nos conscientizar que ainda há muito o que melhorar, para assim garantir acessibilidade e inclusão social. A DAEP vem desenvolvendo um ótimo trabalho na Universidade tendo como retorno qualidade e acessibilidade no ensino dos nossos alunos assistidos, assegurando que todos os estudantes tenham apoio que necessitam de acordo com sua especificidade.
Mais informações da Daep:
Coordenadora de Políticas de Acessibilidade: acessibilidade@ufnt.edu.br
Coordenadora de Políticas Afirmativas: politicasafirmativas@ufnt.edu.br
Coordenadora de Gênero e Diversidade: diversidade@ufnt.edu.br
Fone/Whatsapp: + 55 63 99976 0828

