A visita técnica contou com as equipes de planejamento e desenvolvimento da UFT e UFNT

Representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) realizaram nesta sexta-feira (04), uma visita técnica para conhecer, em detalhes, as plataformas de gestão e acompanhamento da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a ForPDI e a ForRisco.
A Pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Norte do Tocantins (Proplan UFNT), Denise Pereira, destaca que: “Esta é uma visita técnica, que vai nos ajudar a entender como é que funcionam essas plataformas, como a universidade as utiliza, porque já é uma instrumentalização que vem sendo inserida pelo Ministério da Educação”.
A pró-reitora explica a importância da visita em loco na UFS, onde as equipes da UFT e UFNT puderam averiguar na prática a utilização das plataformas supracitadas, o que facilita a compreensão de todo o processo de planejamento, especialmente, neste momento de formulação do PDI/UFNT. Ela aproveitou para detalhar a programação da visita técnica à UFS: “A gente já trabalhou o ForRisco, entendendo como ele funciona, a sua esquematização. E hoje, com o Escritório de Processos, vamos trabalhar toda a estrutura utilizada na Universidade Federal de Sergipe em relação aos processos inseridos em suas plataformas, incluindo os indicadores. Estou aqui com dois servidores da UFT que também vão me ajudar nesse processo”.
De acordo com o Pró-reitor de Planejamento da UFS, Sérgio Sávio Ferreira, o principal objetivo da visita é a troca de experiências e ideias entre as equipes, através da compreensão dos sistemas que foram elaborados para fazer o acompanhamento dos riscos institucionais, à partir das metas e objetivos estratégicos que foram traçados no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Sergipe. O pró-reitor destaca que, as plataformas gerenciais auxiliam na compreensão dos dados a partir de relatórios gerenciais que ajudam na tomada de decisões. “Cadastram-se os riscos, quais as ações que serão tomadas para minimizá-los e faz-se o monitoramento constante deles”, resume o pró-reitor.
Sobre as plataformas ForPDI e ForRisco
A plataforma ForPDI trata-se de um painel de acompanhamento da gestão das ações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), idealizada pela Pró-reitoria de Planejamento da Universidade Federal de Sergipe (Proplan UFS) e pela Superintendência de Indicadores de Desempenho Institucional (SIDI). A plataforma apresenta um panorama dos eixos temáticos, objetivos, indicadores e metas do Plano.
A plataforma ForRisco tem como escopo de atuação, a efetiva operacionalização da gestão de riscos na organização, elencando as ações que poderão mitigá-los.
Fonte: Ascom UFS


