programa institucional de bolsa de iniciação À DOCÊNCIA
Informações Gerais
O PIBID é um programa executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educaçãobásica pública brasileira.
Para atuar no PIBID é necessário que o discente participe de processo seletivo da UFNT e possua disponibilidade de carga horária mínima de 10 (dez) horas semanais.
São princípios norteadores do PIBID:
I – Prática contextualizada quanto às temáticas emergentes no cenário social, educacional e cultural do país;
II – Trabalho coletivo e interdisciplinar;
III – Unidade teoria-prática;
IV – Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
V – Pesquisa e extensão como processos formativos e práticas pedagógicas;
VI – Percepção e assunção das dimensões pedagógicas, políticas, éticas e estéticas da docência;
VII – Compromisso social e valorização do profissional da educação;
VIII – Gestão democrática do ensino público;
IX – Vinculação entre a educação escolar, mundo do trabalho, práticas sociais e cidadania;
X – Respeito e valorização das diversidades com justiça social, inclusão e direitos humanos; e
XI – Combate às desigualdades sociais e educacionais entre grupos definidos por posições sociais, étnico-raciais e de gênero, entre outras.
São objetivos do PIBID:
I – Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II – Contribuir para a valorização do magistério;
III – Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
IV – Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
V – Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
VI – Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.