Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Pedagogia Araguaína

  Informações Gerais 

Curso:Pedagogia
Centro:Centro de Ciências Integradas (CCI)
Endereço do curso:Avenida PARAGUAI, S/N, Qd. 0051, Lt. 0017, Bairro BAIRRO DA CIMBA, Setor 0059  CEP 77824-838 | Araguaína/TO
Nome do curso:Pedagogia
Grau:Licenciatura
Forma de ingresso:Processo Seletivo Nota do Enem – PSENEM, Processo Seletivo – Vestibular, Processo Seletivo – Extravestibular
E-mail do curso:
Coordenador do curso:
Moises Pereira da Silva
Código e-Mec:
Renovação de Reconhecimento:
Modalidade:Educação Presencial
Tempo de duração do curso:4 anos (8 semestres)
Carga horária total do curso:3.315 horas
Turnos de Funcionamento:Matutino e noturno
Nº de vagas:40 vagas por semestre
Estrutura Curricular do curso:PPC
Perfil do curso

O Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins, UFNT, no Centro de Ciências Integradas de Araguaína, CCI-Cimba, resulta de um projeto amadurecido no diálogo entre profissionais engajados com o ensino superior no Norte do Tocantins e do desejo, destes profissionais, de atender as demandas do povo do extremo norte tocantinense, sociedade à qual se voltam as aspirações institucionais desta nova Universidade, que se constrói plural.

As intencionalidades deste projeto estão conjugadas com a missão e os valores institucionais da UFNT, que é formar cidadãos responsáveis e profissionais competentes na produção de conhecimentos, na perspectiva de um desenvolvimento regional que seja sustentável, conforme se declara no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade. É em consonância com esse objetivo que o curso de Pedagogia é apresentado e se justifica, ou seja, formação com qualidade técnica, ética e política de futuros professores da Educação Infantil e da primeira fase do Ensino Fundamental, além de profissionais capazes de atuar, de forma competente, em outras áreas da educação ou setor distinto da economia.

O curso de Pedagogia, numa universidade majoritariamente dedicada à formação de professores e professoras, especialmente num campus com sete outros cursos de licenciatura, justifica-se também como eixo dinamizador do necessário debate, ainda por ser feito, sobre a própria educação que temos e aquela de que precisamos, grande área de qualquer dessas licenciaturas. É nesse contexto de urgência, como cabe enfatizar, que se concebeu um curso que possa atender às demandas das mulheres e do povo quilombola, ribeirinho, indígena, camponês, LGBTQIA+ e todos os grupos em relação aos quais a educação de qualidade possa constituir instrumento de resistência e existência, perspectiva de vida digna.

Objetivo geral

O Curso de Pedagogia da UFNT/CCI/Araguaína visa à formação de professores multidisciplinares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, atentos aos desafios e especificidades regionais, considerando o contexto da Amazônia Legal, a diversidade cultural e linguística, as assimetrias sociais e econômicas e as forças, atores e projetos políticos que agem sobre a constituição da educação na região.

Objetivos específicos
  • Preparar pedagogos/as capazes de entender seus contextos educacionais e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade onde atuam;
  • Criar, sistematizar e difundir conhecimentos na área de educação básica com o objetivo de responder às necessidades das pessoas e da sociedade contemporânea local;
  • Empregar sólidos conhecimentos científicos educacionais na formação de pedagogos/as envolvidos/as e compromissados/as com uma formação da ideia de transformação social por meio da educação;
  • Empreender práticas pedagógicas que visem ao desenvolvimento das capacidades cognitivas, emocionais, políticas e sociais, comprometido(a)s com uma sociedade justa, igualitária, tolerante e democrática.
Perfil profissional do egresso

O egresso do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Ciências Integradas de Araguaína é o profissional com preparação técnico-científica, política e ética para a docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da educação brasileira, especialmente aquela que se dá no contexto do norte do estado do Tocantins atento às especificidades, potenciais e desafios. Concebemos que o perfil desse egresso orienta-se pela perspectiva de que a Pedagogia trata, fundamentalmente, do campo teórico-investigativo da educação, do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social, dos processos de produção e disseminação do conhecimento e da docência, compreendidos tanto no âmbito da sala de aula como em ambientes não escolares.

Turmas

Haverá formação de duas turmas anuais; uma no primeiro semestre, turno noturno, e outra no segundo, no matutino. Para cada turma haverá disponibilidade de 40 vagas a serem preenchidas pelos diversos processos seletivos da UFNT, conforme disposição da Pró-Reitoria de Graduação, PROGRAD.