
A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX) participou, nesta segunda-feira (19), da abertura do Curso de Governança e Direitos Territoriais das Quebradeiras de Coco Babaçu, realizado no Convento das Mercês, em São Luís (MA). A universidade é parceira na realização do evento.
A iniciativa integra um processo formativo voltado ao fortalecimento da luta coletiva das quebradeiras de coco babaçu e à promoção do debate sobre terra e território como espaços de disputa, reunindo lideranças comunitárias, pesquisadoras e instituições comprometidas com a defesa dos direitos das comunidades tradicionais.
Durante a programação, foram abordados temas como territórios tradicionais, terras públicas e privadas, a região do MATOPIBA, os impactos do uso de agrotóxicos, os usos predatórios do babaçu e o mercado de carbono, além de discussões sobre os sistemas jurisdicionais relacionados à governança territorial.
A pró-reitora da PROEX/UFNT, professora Rejane Medeiros, destacou a importância do reconhecimento da identidade das quebradeiras, do resgate da história e da cultura dessas comunidades e da denúncia das ameaças impostas pelo desmatamento, pelas queimadas e pela violação de direitos dos povos e comunidades tradicionais.

No segundo dia do curso, as reflexões conduzidas pelas professoras Rejane Medeiros, Josilene Ferreira Mendes e Ariana Gomes reafirmaram a necessidade de fortalecer processos formativos que contribuam para a defesa dos territórios, bem como para a valorização dos modos de vida tradicionais.
O Curso de Governança e Direitos Territoriais das Quebradeiras de Coco Babaçu segue até o dia 23 de janeiro, promovendo momentos de formação, troca de saberes e fortalecimento das articulações coletivas em defesa dos territórios, da justiça socioambiental e dos direitos das comunidades tradicionais.
