Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Formação Médica

Egresso da Medicina da UFNT se destaca em seleções nacionais de residência médica

Desempenho em processos seletivos de alta concorrência evidencia a qualidade da formação ofertada pela Universidade Federal do Norte do Tocantins.

publicado: 20/01/2026 14h42,
última modificação: 20/01/2026 14h48

Egresso do Curso de Medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Pedro Macedo vem se destacando em importantes processos seletivos nacionais para programas de residência médica, reforçando o impacto positivo da formação acadêmica recebida na instituição.

Entre os resultados já divulgados, o egresso alcançou a 5ª colocação nacional em Ortopedia no Enare-Enamed, um dos principais exames de acesso à residência médica no país. Também obteve aprovação em 1º lugar na primeira fase da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp – São Paulo). Mais recentemente, Pedro Macedo conquistou a 2ª colocação em Ortopedia no processo seletivo unificado “SUS São Paulo (SUS SP)”, considerado o segundo maior seletivo de residência médica do país, ficando atrás apenas do Enare-Enamed e reunindo grande parte dos hospitais do estado de São Paulo.

Além disso, o egresso segue classificado para a segunda fase dos processos seletivos da USP São Paulo e do Hospital Israelita Albert Einstein, aguardando a divulgação dos resultados finais, previstos para os próximos meses.

Para o egresso, a formação recebida na UFNT foi determinante para o desempenho alcançado. “Sou muito grato à UFNT, minha instituição de formação em Medicina, por ter me ofertado todas as ferramentas necessárias para uma formação sólida e de qualidade. A faculdade contribuiu diretamente para toda a minha preparação para os processos seletivos de residência médica”, destacou.

Pedro também ressaltou o papel do corpo docente e da estrutura do curso ao longo de sua trajetória acadêmica. Segundo ele, a qualificação dos professores, aliada à organização curricular, foi essencial para sua preparação. “Desde o corpo docente, extremamente especializado e competente, até a estrutura do curso, que nos ofereceu tudo o que era necessário, os professores nunca mediram esforços para nos proporcionar o melhor aprendizado, tanto para a formação médica quanto para o auxílio direto na preparação para as seleções de residência médica”, afirmou.

Outro diferencial apontado pelo egresso foi o modelo pedagógico adotado pelo curso. A metodologia ativa, associada aos estágios precoces, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento do raciocínio clínico e da prática médica. Além disso, ao longo da graduação, os estudantes tiveram acesso a diversas oportunidades nas áreas de extensão e pesquisa científica, fortalecendo a formação acadêmica e profissional.

Para o coordenador do Curso de Medicina da UFNT, professor Márcio Brito Miranda, o desempenho do egresso é reflexo de um projeto pedagógico consistente e do compromisso institucional com a excelência. “Os resultados alcançados pelo Pedro evidenciam a qualidade da formação médica ofertada pela UFNT. Nosso curso é estruturado com base em metodologias ativas, estágios desde os primeiros períodos e forte integração entre ensino, pesquisa e extensão, o que contribui para uma formação crítica, sólida e alinhada às exigências dos processos seletivos de residência médica”, ressaltou.

O coordenador também destacou o protagonismo discente ao longo do processo formativo. “Temos estudantes extremamente dedicados, que aproveitam as oportunidades oferecidas pela universidade. Esse conjunto de fatores explica o destaque dos nossos egressos em seleções nacionais de alta competitividade”, concluiu.

Para o professor Fernando Holanda, docente do Curso de Medicina da UFNT, o destaque alcançado por Pedro Macedo é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica. “Fui professor do Pedro desde o primeiro período, trabalhamos juntos em projetos de pesquisa e extensão, e ele sempre se destacou pelo comprometimento, responsabilidade e maturidade na carreira acadêmica, mesmo iniciando um curso tão novo. É motivo de muita alegria para todo o corpo docente vê-lo colhendo os frutos desse percurso”, afirmou.