Universidade Federal do Norte do Tocantins

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Pesquisa sobre mulheres bordadeiras rende Prêmio Nacional de Mérito Acadêmico a mestranda da UFNT

Dissertação orientada pela professora Vera Lúcia Caixeta, no PROFHISTÓRIA/UFNT, valoriza memórias de bordadeiras de São João dos Patos (MA) e propõe novo olhar para o ensino de História

publicado: 21/11/2025 15h29,
última modificação: 21/11/2025 15h36

A mestre e doutoranda Tainah Myrene de Lima Oliveira, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), recebeu o Prêmio Nacional de Mérito Acadêmico pela dissertação “Ensino de História entre Agulhas e Linhas: As Narrativas de Mulheres Bordadeiras de São João dos Patos”. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação da professora do programa, Vera Lúcia Caixeta.

Tainah descreve a premiação como “uma grande surpresa” e destaca que o reconhecimento simboliza não apenas seu esforço pessoal, mas também a qualidade da orientação recebida no PROFHISTÓRIA. “Esse prêmio representa a realização de um sonho. Também me motiva a continuar as pesquisas, agora com um olhar voltado ao doutorado”, afirma.

Memórias tecidas ao longo da vida

A pesquisa nasceu de uma vivência íntima e afetiva. Filha de professora e de uma bordadeira, Tainah cresceu acompanhando mulheres que, reunidas nas portas de suas casas ao entardecer, bordavam enquanto compartilhavam histórias, experiências e saberes transmitidos entre gerações.

Foi desse universo que emergiu a proposta de olhar para a história de São João dos Patos (MA) a partir das narrativas das mulheres bordadeiras, protagonistas silenciosas na construção da identidade e da memória local.

Cinco bordadeiras participaram diretamente da pesquisa, oferecendo relatos marcados por sensibilidade, força e criação. “A cada nova narrativa, eu aprendia muito com elas. Era impossível não se emocionar”, relembra a mestranda.

Contribuições para o ensino de História

A dissertação dialoga diretamente com a pedagogia crítica de Paulo Freire, defendendo que o ensino se torna mais significativo quando parte da realidade dos estudantes. Tainah propõe o uso de biografias de mulheres bordadeiras como ferramenta pedagógica, permitindo que alunos compreendam processos históricos, culturais e sociais a partir do local para o global.

A abordagem também incentiva reflexões sobre gênero e sobre o lugar das mulheres na sociedade, valorizando saberes tradicionais femininos muitas vezes invisibilizados. “Trabalhar com biografias ajuda os estudantes a desenvolver múltiplas habilidades e fortalece a identidade local”, explica.

O papel da orientação e da formação no PROFHISTÓRIA/UFNT

Tainah destaca a orientação da professora Vera Caixeta como fundamental para o amadurecimento e a solidez da pesquisa. “Sua atenção, cuidado e firmeza acadêmica foram essenciais para que a defesa acontecesse de forma segura e bem construída”.

Ela também ressalta o papel do PROFHISTÓRIA/UFNT na articulação entre teoria e prática: “Como professora da educação básica, pude compreender que a pesquisa nasce do cotidiano da sala de aula e retorna a ele, fortalecendo uma educação mais crítica e significativa.”

A pesquisa já foi aplicada no Centro Educa Mais Josélia Almeida Ramos, onde demonstrou grande potencial pedagógico e boa recepção entre os estudantes. O objetivo agora é disseminar o material para outras escolas de São João dos Patos (MA), ampliando o reconhecimento do saber das bordadeiras como parte essencial da história local.

Animada com os próximos passos, Tainah planeja dar continuidade ao trabalho no doutorado. “Quero aprofundar as discussões sobre gênero e seguir valorizando essas narrativas que, entre agulhas e linhas, tecem a memória da nossa comunidade”.