Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Missão de internacionalização no México impulsiona acordos de cooperação entre UFNT e UNACH

Parceria estratégica avança com foco em pesquisa de ponta, intercâmbio acadêmico e a metodologia COIL.

publicado: 21/11/2025 09h16,
última modificação: 21/11/2025 10h30

Uma missão de internacionalização da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), realizada no México, marcou um passo significativo para o estreitamento de laços acadêmicos com a Universidade Autónoma de Chiapas (UNACH). A viagem, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de novembro de 2025, foi viabilizada com recursos do Programa de Pós-graduação de Linguística e Literatura (PPGLLIT/UFNT) e focou na prospecção de parcerias em diversas áreas, incluindo pesquisa, ensino de línguas e intercâmbio tecnológico.

Em 12 de novembro, a Coordenadora de Línguas e Interculturalidades do Instituto de Inovação e Internacionalização (INOVA-IN/UFNT), professora Miliane Cardoso, iniciou as discussões com os Coordenadores de Internacionalização da UNACH. A reunião permitiu que ambas as instituições apresentassem seus respectivos cursos e potenciais acadêmicos, identificando pontos de interesse em comum que servirão de base para a elaboração de um Acordo de Entendimento oficial.

Um dos destaques da missão foi a realização de uma palestra e curso sobre a metodologia COIL (Collaborative Online International Learning), no dia 13 de novembro.

A professora Miliane M. Cardoso Vieira iniciou o evento com a exibição de vídeos institucionais da cidade de Araguaína (produção da Prefeitura) e do campus da UFNT, apresentando o contexto da universidade brasileira aos participantes.

Em seguida, as professoras Gloria Amelia Moguel Gutú (UNACH) e Miliane M. Cardoso Vieira (UFNT) conduziram o curso, orientando docentes, alunos e coordenadores da UNACH sobre como iniciar e gerenciar projetos COIL com universidades estrangeiras. A experiência prática foi enriquecida com a apresentação de um caso de sucesso já realizado entre a UFNT e a UNACH, expondo os resultados e os depoimentos positivos de alunos e professores envolvidos.

A visita técnica, realizada em 14 de novembro, demonstrou o potencial de pesquisa da UNACH. No Instituto de Biociências, sob a condução da Coordenadora de Internacionalização, professora Didiana López, foram visitados diversos laboratórios onde alunos realizam pesquisas aplicadas para atender demandas sociais, visando soluções de ponta.

A segunda parte da visita ao Instituto de Biociências possibilitou a troca de informações sobre a UFNT e a oferta de potenciais áreas de colaboração. O professor Vicente Castro compartilhou suas pesquisas sobre peixes e o monitoramento da temperatura das costas marítimas, destacando a parceria da UNACH com cinco estações de observação climática. Essa sinergia é de grande interesse para a UFNT, que está em fase de construção do primeiro observatório climático Brasil x Rússia.

O dia seguiu com visitas às Faculdades de Pedagogia e Medicina Humana, onde foram estabelecidos contatos para futuras reuniões remotas entre os coordenadores de curso, com o objetivo de articular parcerias em COILs, Congressos e programas de Mobilidade Acadêmica.

A última parada foi na Faculdade de Letras, onde a professora Miliane Vieira foi recebida pela professora Maria Magdalena Escobar, Diretora da Faculdade, que reiterou o interesse na parceria. A professora Hilda Arriaga apresentou a infraestrutura do curso, que inclui salas de estudo (self access center), clubes de conversação, Biblioteca própria e um Centro de Línguas para o ensino de inglês, italiano, francês, e futuramente português.

A estrutura, que oferece aulas presenciais, remotas ou híbridas e manifestou interesse em ofertar inglês para alunos da área da saúde, servirá de referência para a implantação de um modelo similar nos cursos da UFNT.

Importante destacar ainda durante a visita, a participação da professora Rocío Moreno, Diretora de Internacionalização da Faculdade de Línguas.