Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

educação intercultural

Professor da UFNT reforça valorização das línguas indígenas em plenária estadual de educação escolar indígena

Representando a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), o professor Francisco Edviges Albuquerque participou das discussões e apresentou o Documento Final da Década Internacional das Línguas Indígenas do GT Nacional-Brasil.

publicado: 28/10/2025 15h41,
última modificação: 28/10/2025 15h41

Palmas (TO) — Entre os dias 22 e 24 de outubro, ocorreu a II Plenária Ordinária do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Tocantins (CEEI/TO), referente ao mandato 2022–2026, realizada na Sala de Reuniões da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Palmas.

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) esteve representada no encontro pelo professor Francisco Edviges Albuquerque, conselheiro titular do CEEI/TO. A plenária reuniu representantes de instituições de ensino, lideranças indígenas e órgãos públicos, com o objetivo de fortalecer as políticas de educação escolar indígena no estado e discutir estratégias para valorização das línguas e culturas dos povos originários.

Durante a programação, o professor Francisco Edviges Albuquerque realizou a leitura do Documento Final da Década Internacional das Línguas Indígenas do GT Nacional – Brasil, intitulado “No chão do território, a língua espírito refloresta mentes.” O texto reúne reflexões e compromissos assumidos em âmbito nacional para a preservação, revitalização e promoção das línguas indígenas, reconhecendo-as como patrimônio cultural e elemento essencial de resistência e identidade dos povos originários.

Para Edviges, sua participação, representando a UFNT no CEEI/TO reforça o compromisso da universidade com a educação intercultural, o respeito à diversidade linguística e a valorização dos saberes tradicionais, pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais plural e inclusiva.