Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Formação Continuada

UFNT realiza etapa do curso de aperfeiçoamento em educação escolar quilombola em Muricilândia

O módulo abordou as relações entre saberes tradicionais, modos de vida e práticas produtivas das comunidades quilombolas do Centro Norte Tocantinense.

publicado: 28/10/2025 16h12,
última modificação: 28/10/2025 16h12

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) realizou, nos dias 17 e 18 de outubro de 2025, mais uma etapa do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola do Centro Norte Tocantinense, com atividades presenciais na Escola Estadual de Muricilândia, no município de Muricilândia (TO).

A formação integra as ações da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX), do Curso de História e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas (NEUZA), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (SEDUC-TO) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).

Com o tema “Cosmopolíticas, Trabalho e Pluriepistemologias”, o Módulo 6 teve como objetivo promover reflexões sobre as relações entre saberes tradicionais, modos de vida e práticas produtivas das comunidades quilombolas, valorizando perspectivas diversas de existência e conhecimento.

A programação foi aberta na sexta-feira (17), com a composição de mesa formada por lideranças políticas, educacionais e quilombolas, seguida de uma apresentação cultural e da palestra “Direitos Quilombolas”, ministrada pela professora Christianne Silva Vasconcellos (UFNT).

No sábado (18), as atividades continuaram com uma discussão dialogada sobre a temática dos Direitos Quilombolas, promovendo trocas de experiências e debates sobre legislações e desafios enfrentados pelas comunidades. Em seguida, a professora Maria Zilma Gabino Lima conduziu a dinâmica “Corpo-Território”, que antecedeu a produção coletiva de materiais didáticos inspirados nas realidades locais dos cursistas.

Durante a tarde, os participantes se organizaram em grupos para o desenvolvimento dos materiais que serão apresentados como parte do componente avaliativo do curso. O módulo foi coordenado e acompanhado pela professora Marina Grigorio Barbosa de Sousa, responsável por conduzir as atividades formativas, orientações e momentos de partilha com os cursistas.

O encerramento contou com uma mística conduzida pela professora Telma de Sousa Santos Barbosa, reafirmando a ancestralidade como eixo orientador das práticas educativas quilombolas. A coordenação do curso também assegurou a alimentação durante o encontro e reforçou o cuidado com o corpo e o território como elementos centrais da formação.

O encontro representou mais um importante passo na consolidação de uma educação escolar quilombola comprometida com a pluralidade de saberes, o fortalecimento das identidades negras e a valorização das cosmopolíticas que sustentam os modos de vida das comunidades do Centro Norte Tocantinense.