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UFNT promove oficina de matemática com estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar José Carneiro de Brito

Atividade no Laboratório Interdisciplinar Pedagógico integrou jogos, cultura indígena, realidade virtual e metodologias inovadoras

publicado: 22/09/2025 17h17,
última modificação: 25/09/2025 14h24

Tocantinópolis (TO) — A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) sediou, no dia 18 de setembro, uma oficina pedagógica voltada ao ensino da matemática, reunindo professores e estudantes da Jornada Ampliada do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor José Carneiro de Brito. A iniciativa foi realizada no Laboratório Interdisciplinar Pedagógico (LIAPE) e integrou o projeto “Jogos que Ensinam e Conectam”, coordenado pelo professor Andrey de Paula, que vem fortalecendo a cooperação entre a universidade e a educação básica.

A programação contemplou um circuito de atividades que exploraram diferentes áreas da matemática por meio de metodologias inovadoras. Entre as propostas, destacou-se a dinâmica “Acerte o Alvo”, voltada a números e operações; a exploração do Tangram, relacionando geometria, área e perímetro; e uma prática sobre medidas, em que os alunos precisaram calcular comprimentos com materiais alternativos, desenvolvendo o senso crítico sobre os processos de mensuração.

Os participantes também tiveram contato com recursos tecnológicos, como os óculos de realidade virtual, que ampliaram as possibilidades de aprendizagem, e conheceram jogos que abordam os números na cultura indígena Apinajé, aproximando a matemática do contexto sociocultural da região.

As atividades foram conduzidas com apoio da bolsista PIBIC Raquel Cassiano dos Santos e da discente de Pedagogia Elisângela Dias, além da participação de professores do colégio. Para o docente Júlio César, responsável pelo projeto no âmbito da escola, a experiência foi marcante: “Ver a animação dos estudantes, descobrindo a matemática de forma envolvente, mostrou que a educação pode ir muito além da sala de aula”. Já a professora Karleane Brito, da disciplina de Cultura Digital, ressaltou a importância do contato com novas tecnologias: “Foi incrível ver os alunos vivenciando pela primeira vez a experiência com óculos de realidade virtual. Isso despertou neles entusiasmo e curiosidade”.

A oficina também impactou os estudantes. Maria Cecília, aluna do 6º ano, afirmou. “O professor nos apresentou a matemática de uma forma mais dinâmica e legal. O que mais gostei foi o jogo de realidade virtual; achei super diferente”.

De acordo com o professor Andrey de Paula, a aproximação entre universidade e escola é fundamental para a formação de futuros educadores. “Não há formação de professores sem conhecer e estar em sincronia com a educação básica. Precisamos compreender essa realidade de perto para melhor direcionar nossas ações na formação docente”.