
Araguaína (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) recebe novamente no Centro de Ciências Integradas (CCI), a exposição Revive Cerrado, da arte-colagista, poeta, diretora e roteirista de cinema Lia Testa, professora da instituição. As obras estão expostas no prédio do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT), e a visitação segue aberta ao público até a VII Feira Literária da UFNT (FLUA), que acontece nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2025.
Sob curadoria do artista visual e pesquisador Lemuel Gandara, a mostra apresenta colagens inéditas que exploram a força feminina como princípio de regeneração do Cerrado. As obras evocam diálogos entre ninfas, aves, sementes e paisagens, compondo narrativas visuais que unem espiritualidade, sensibilidade e consciência ambiental.
Além de sua dimensão estética, Revive Cerrado reforça o compromisso com a acessibilidade, disponibilizando textos e fichas técnicas em Braille.
Exibida pela primeira vez em novembro de 2024, em Araguaína, a exposição já passou por Formosa (GO) e retorna ampliada ao Tocantins, reafirmando a potência da produção artística local no cenário contemporâneo. Sua circulação é viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB 2024), do Ministério da Cultura, operacionalizada pela Secretaria da Cultura do Tocantins.