Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Cultura

Professora da UFNT leva Cerrado às artes visuais em exposição aberta até dia 10 de outubro

Mostra inédita da artista Lia Testa, docente da UFNT, convida o público a refletir sobre regeneração do Cerrado e poderá ser visitada até 10 de outubro, durante a Feira Literária da UFNT.

publicado: 15/09/2025 18h29,
última modificação: 15/09/2025 18h34

Araguaína (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) recebe novamente no Centro de Ciências Integradas (CCI), a exposição Revive Cerrado, da arte-colagista, poeta, diretora e roteirista de cinema Lia Testa, professora da instituição. As obras estão expostas no prédio do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT), e a visitação segue aberta ao público até a VII Feira Literária da UFNT (FLUA), que acontece nos dias 8, 9 e 10 de outubro de 2025.

Sob curadoria do artista visual e pesquisador Lemuel Gandara, a mostra apresenta colagens inéditas que exploram a força feminina como princípio de regeneração do Cerrado. As obras evocam diálogos entre ninfas, aves, sementes e paisagens, compondo narrativas visuais que unem espiritualidade, sensibilidade e consciência ambiental.

Além de sua dimensão estética, Revive Cerrado reforça o compromisso com a acessibilidade, disponibilizando textos e fichas técnicas em Braille.

Exibida pela primeira vez em novembro de 2024, em Araguaína, a exposição já passou por Formosa (GO) e retorna ampliada ao Tocantins, reafirmando a potência da produção artística local no cenário contemporâneo. Sua circulação é viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB 2024), do Ministério da Cultura, operacionalizada pela Secretaria da Cultura do Tocantins.