
A equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (STI/UFNT) reuniu-se nesta quarta-feira (11) de forma remota, com o professor Marcus Cesar Madruga Alves Pinheiro, superintendente de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição responsável pelo desenvolvimento e manutenção do ecossistema de sistemas integrados conhecido como SIG-UFRN.
De acordo com a superintendente da STI/UFNT, professora Fabiana Bringel, o objetivo da reunião foi conhecer em profundidade o funcionamento do ecossistema SIG e avaliar sua viabilidade de implantação na UFNT, considerando as estratégias de transformação digital em discussão na instituição. O tema foi um dos destaques da 5ª Reunião de Abertura dos Trabalhos Administrativos (REATA), realizada entre os dias 9 e 11 de fevereiro.
Durante o encontro virtual, foram detalhados os principais módulos que compõem o ecossistema, entre eles o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que informatiza procedimentos acadêmicos de graduação, pós-graduação (stricto e lato sensu), ensino técnico, médio e infantil, além da gestão de projetos de pesquisa, ações de extensão, monitorias, produção docente e ambiente virtual de aprendizagem.
Também foram apresentados o SIGADMIN, responsável pela administração e gerenciamento dos sistemas integrados; o SIGRH, voltado à gestão funcional de servidores; o SIPAC, destinado à gestão de finanças, patrimônio e contratos; e o SIGPP, direcionado ao planejamento institucional e acompanhamento de metas com geração de relatórios gerenciais.
A iniciativa sinaliza um avanço nas tratativas para fortalecer a infraestrutura tecnológica da UFNT, ampliando a integração entre setores, promovendo maior transparência nos processos institucionais e consolidando a transformação digital como eixo estratégico da gestão universitária.
