Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Saúde Mental no Trabalho

UFNT promove Fórum de Saúde Mental aberto à comunidade acadêmica e ao público externo

Evento integra a campanha Janeiro Branco e propõe debate interdisciplinar sobre bem-estar psicossocial no ambiente de trabalho.

publicado: 26/01/2026 15h45,
última modificação: 26/01/2026 15h45

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Propessoas), realizará, no dia 29 de janeiro de 2026, o I Fórum de Saúde Mental e Bem-Estar Psicossocial no Trabalho. O evento acontecerá das 9h às 12h e das 15h às 18h, no Anfiteatro do Bloco G, no Centro de Ciências Integradas (CCI), no setor Cimba, em Araguaína, e será aberto à comunidade acadêmica e ao público externo.

Realizado em alusão ao Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental, o fórum tem como objetivo fomentar a reflexão crítica, o diálogo qualificado e a sensibilização sobre o cuidado com a saúde mental no contexto laboral, considerando os desafios contemporâneos do mundo do trabalho.

A programação contará com a participação de pós-doutores(as), doutores(as) e especialistas das áreas da Psicologia, Medicina do Trabalho, Direito e Gestão de Pessoas, que irão abordar, por meio de palestra e painel temático, os impactos das condições de trabalho na subjetividade dos(as) trabalhadores(as), bem como estratégias institucionais voltadas à prevenção, ao cuidado e à promoção do bem-estar psicossocial.

A palestra de abertura, prevista para as 9h30, terá como tema “Trabalho, Subjetividade e Bem-Estar: Novas Perspectivas para a Gestão de Pessoas” e será ministrada pela Dra. Leda Gonçalves de Freitas, pós-doutora em Psicossociologia pelo Conservatoire National de Arts et Métiers (CNAM), de Paris, doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora com ampla atuação na área da saúde do trabalhador.

No período da tarde, às 15h, será realizado o painel temático com o debate “Análise integrada dos fatores psicossociais, das condições de trabalho e dos marcos normativos que influenciam a saúde mental dos(as) trabalhadores(as)”. Além da Dra. Leda Gonçalves de Freitas, participam do painel o Dr. Daniel Cervantes Angulo Vilarinho, advogado e pesquisador nas áreas de Direito do Trabalho e Direitos Coletivos, e a Dra. Ana Paula Lourenço Rodrigues Neves, médica do trabalho.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link:

🔗 https://forms.gle/L8YfFgdqc9pNnoQG6