Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Graduação

UFNT realiza matrículas presenciais da primeira chamada do PS EXATO 2026/1

Atendimento ocorre em Araguaína e Tocantinópolis e marca o início do ingresso de novos estudantes no primeiro semestre letivo de 2026.

publicado: 20/01/2026 17h15,
última modificação: 20/01/2026 17h15

Nesta segunda-feira (19), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) deu inicio a realização das matrículas presenciais da primeira chamada do Processo Seletivo por Nota do EXATO (PS EXATO) para ingresso nos cursos de graduação do primeiro semestre de 2026. As inscrições referentes a primeira chamada seguem até quarta-feira (21).

O atendimento aos candidatos convocados ocorre no Centro de Ciências Integradas, em Araguaína (TO), e no Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS), em Tocantinópolis (TO), conforme cronograma e orientações estabelecidas em edital. Durante o processo, os aprovados apresentam a documentação exigida e formalizam o vínculo institucional com a universidade.

O PS EXATO é uma das modalidades de acesso à graduação da UFNT e tem como objetivo ampliar as oportunidades de ingresso no ensino superior público, reforçando o compromisso institucional com a democratização do acesso e a valorização da educação pública de qualidade.

As informações completas sobre o processo seletivo, incluindo chamadas, orientações e comunicados oficiais, estão disponíveis no site:

https://ufnt.edu.br/psexato/

Apoio aos calouros

Com foco na recepção e na adaptação dos novos estudantes à vida universitária, a UFNT disponibiliza uma página exclusiva para calouros, reunindo informações essenciais sobre:

  • Matrícula e documentação;
  • Cursos e estrutura curricular;
  • Programas de assistência estudantil;
  • Vida acadêmica e calendário letivo.

O conteúdo pode ser acessado em:

https://ufnt.edu.br/calouros/

Próximas etapas

Caso ainda haja vagas remanescentes após a conclusão da primeira chamada, a UFNT publicará a 2ª chamada do PS EXATO, e assim sucessivamente, conforme a disponibilidade de vagas e o cronograma institucional.

A universidade reforça a importância de que os candidatos acompanhem regularmente os canais oficiais para não perderem prazos e orientações referentes às próximas convocações.