Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Concurso Público

Hospital de Doenças Tropicais da UFNT oferta nove vagas para área médica em concurso nacional da Ebserh

Certame nacional da Ebserh prevê oportunidades em diferentes especialidades médicas, além de cadastro de reserva, para atuação no HDT-UFNT, em Araguaína.

publicado: 20/01/2026 09h29,
última modificação: 20/01/2026 15h45

Araguaína (TO) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) está com inscrições abertas no concurso público nacional para a área médica, com previsão de mais de 150 vagas distribuídas em 96 especialidades. O certame visa à contratação de profissionais para atuação nos hospitais universitários federais administrados pela estatal, entre eles o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HDT-UFNT/Ebserh). As inscrições seguem até o dia 30 de janeiro; saiba mais aqui.

Para o HDT-UFNT/Ebserh, estão previstas oito vagas imediatas, distribuídas entre as especialidades de Cardiologia (1), Clínica Médica (5), Hematologia e Hemoterapia (1) e Oftalmologia (1). Além disso, será formado cadastro de reserva para outras 16 especialidades médicas, conforme a necessidade da unidade hospitalar.

O extrato do concurso foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), e o edital normativo está disponível nos sites da Ebserh e da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame.

Política de cotas ampliada

O edital estabelece uma política de ações afirmativas ampliada, com reserva de vagas para pessoas pretas e pardas (25%), pessoas com deficiência (10%), indígenas (3%) e quilombolas (2%) — esta última incluída pela primeira vez nos concursos da Ebserh. Em relação ao último certame, houve um acréscimo de 5% na reserva de vagas para pessoas pretas e pardas. Outra mudança relevante é a nova ordem de convocação, que passa a priorizar as pessoas com deficiência.

Provimento tempestivo de profissionais

O concurso público anterior da Ebserh, homologado em junho de 2025, resultou na convocação de mais de 1.240 médicos e médicas em todo o país, número que superou em mais de seis vezes as vagas imediatas inicialmente previstas em edital, com esgotamento do cadastro de reserva em diversas especialidades.

Segundo a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, o novo concurso é essencial para o cumprimento da missão institucional da empresa. “Nosso propósito é integrar saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviço da vida e do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca.

A diretora ressalta ainda que a Ebserh atua para garantir a contratação tempestiva de profissionais aprovados sempre que houver demanda para expansão ou reposição da força de trabalho nos hospitais que integram a Rede Ebserh e na administração central da estatal, em Brasília. Ela enfatiza também que os candidatos aprovados no último concurso, homologado em junho de 2025, manterão prioridade nas convocações, e que os editais das áreas administrativa e assistencial terão sua validade prorrogada por mais um ano.

Sobre a Ebserh

O Hospital de Doenças Tropicais da UFNT integra a Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e atualmente administra 45 hospitais universitários federais em todo o país. Essas unidades atuam de forma integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais da área da saúde, o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da inovação nas universidades federais.

Texto adaptado, com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh