
Araguaína (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) instalou, nesta quarta-feira (17), no Centro de Ciências Integradas (CCI), dois Mapas de Sinalização Cartográfica Tátil, recurso voltado à promoção da acessibilidade e da inclusão de pessoas cegas e com baixa visão nos espaços acadêmicos.
De acordo com o diretor da Diretoria de Acessibilidade, Equidade e Políticas Afirmativas (DAEP), Diêgo Silva, o mapa tem como principal função orientar as pessoas sobre o local em que estão e os caminhos possíveis dentro do prédio, contribuindo para uma compreensão mais clara do espaço físico. “Ele funciona como um instrumento de orientação para pessoas cegas e com baixa visão, favorecendo a autonomia nos deslocamentos”, destacou.
A iniciativa tem como objetivo promover maior independência aos estudantes durante a circulação no campus. O processo ainda não está completo, pois necessita da implantação do piso tátil para complementar o recurso. Ainda assim, na forma atual, o mapa já possibilita uma orientação espacial mais detalhada do CCI, ampliando o acesso à informação e à mobilidade.
A UFNT já conta com três Mapas de Sinalização Cartográfica Tátil instalado no Centro de Ciências Agrárias (CCA). A proposta institucional é ampliar a iniciativa para os demais centros acadêmicos, incluindo o Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) e a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).
