
A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) recebeu certificação de participação nas celebrações do Dia Internacional de Educação em Prisões 2025, concedida pela Associação Portuguesa de Educação em Prisões (ApenP). O reconhecimento foi atribuído à atuação da coordenação do Observatório de Leitura do curso de Letras Português, que desenvolveu ação acadêmica integrada às atividades da Licenciatura em Letras.
Segundo a professora Valéria Medeiros, representante da UFNT junto aos sistemas penal e socioeducativo, a data é celebrada anualmente, mas, em 2025, a universidade ampliou o alcance da iniciativa ao abrir a disciplina “Educação em Contexto de Privação de Liberdade” à comunidade interna e externa. A proposta teve como objetivo dar visibilidade ao trabalho pedagógico desenvolvido pelos profissionais do Colégio Estadual Sonho de Liberdade, que atua na Unidade de Tratamento Penal de Araguaína.

De acordo com a docente, a repercussão positiva da atividade motivou a inscrição da ação na chamada internacional promovida pela ApenP, que contou com a participação de iniciativas da Europa e da América Latina. “Além de tornar público o trabalho desses professores diante de desafios cotidianos, a certificação projeta internacionalmente a atuação da UFNT no ensino, na pesquisa e na extensão em unidades penais e socioeducativas”, destacou.
A certificação reconhece ações que promovem o direito à educação em contextos de privação de liberdade e evidencia o compromisso institucional da UFNT com a educação inclusiva, a formação docente e a defesa dos direitos humanos. Desde 2014, o Observatório de Leitura desenvolve projetos que articulam ensino, pesquisa e extensão voltados à educação em prisões no município de Araguaína.
O reconhecimento internacional reforça o papel da UFNT como referência na área e amplia a visibilidade das iniciativas desenvolvidas no Tocantins, consolidando a universidade como agente ativo na construção de práticas educacionais comprometidas com a transformação social e com a garantia do acesso à educação em contextos desafiadores.
