
Araguaína (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio da Pró-Reitoria de Administração, Finanças e Execução Orçamentária (Proaf), realizou, no dia 19 de novembro, na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), a última Oficina Local Presencial da Consulta Pública Orçamentária, etapa prevista na metodologia de elaboração do Plano de Diretrizes Orçamentárias (PDO) 2026. A iniciativa teve como objetivo ampliar o diálogo e garantir a participação da comunidade acadêmica e externa na definição das prioridades de investimento e na distribuição do orçamento institucional para o próximo exercício.
O encontro contou com a presença do reitor Airton Sieben, do diretor da Unidade, professor Taides Tavares, além de representantes da Pró-Reitoria de Administração, Finanças e Execução Orçamentária (Proaf) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq).
Com a realização da oficina na FCS, foi concluída a Etapa 3 – Oficinas Participativas e Consultas Públicas, encerrando o ciclo de atividades promovidas em todas as macro-unidades administrativas da UFNT.
A pró-reitora da Proaf, professora Clarete de Itoz ressaltou a riqueza dos dados e das contribuições coletadas ao longo das oficinas. Segundo ela, os encontros possibilitaram um diálogo aprofundado, aprendizagens mútuas e a compreensão das necessidades específicas de cada unidade, elementos essenciais para o aprimoramento da gestão e do planejamento orçamentário da universidade.
Com o encerramento da fase de coleta de informações, o processo segue agora para a Etapa 4 – Definição dos Eixos e Critérios de Alocação, guiada pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), pelo Planejamento Estratégico (PE) e pelas macro-diretrizes da Administração Superior da UFNT.



