Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Pesquisa

Professora da UFNT realiza visita técnica internacional para colaboração em projeto europeu sobre ensino inclusivo em Geografia

Atividade em Madri integra parceria com instituições estrangeiras e fortalece ações de internacionalização da UFNT.

publicado: 17/11/2025 14h44,
última modificação: 17/11/2025 14h44

Nos dias 15 a 29 de novembro, a professora Antônia Marcia Duarte Queiroz, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), realiza visita técnica de curta duração em Madri, Espanha. A atividade ocorre a convite da professora Marta Gallardo Beltrán, do Departamento de Geografia da Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED), instituição com sede na capital espanhola.

A participação da docente está vinculada ao Projeto Erasmus+ V GeoSciEd “Inclusive V-GeoSciEd: Fostering Diversity and Inclusion in Geography and Science Education through Virtual Field Trips” (2021-1-FR01-KA220-HED-000023242), liderado pela Paris Cité University. A iniciativa reúne pesquisadores de diferentes países com o objetivo de desenvolver abordagens inclusivas de ensino em Geografia e Ciências, estimulando que estudantes de diversas origens formulem opiniões informadas e ampliem seu engajamento acadêmico.

O projeto adota como eixo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e busca criar ferramentas digitais que apoiem práticas pedagógicas inclusivas, especialmente por meio de deslocamentos virtuais, estratégia que amplia o acesso a experiências formativas e promove a equidade no processo de ensino-aprendizagem. A colaboração da UFNT contribui para o intercâmbio científico e o fortalecimento das redes internacionais de pesquisa em educação geográfica.

A visita técnica da professora Antônia Marcia é parcialmente financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ/UFNT), por meio do Auxílio Pesquisador para Missão no Exterior, conforme Edital nº 032/2025. A ação representa mais um passo no processo de internacionalização da universidade e na consolidação de parcerias estratégicas para o desenvolvimento científico da região.