
Araguaína (TO) – Com o tema “A Química na Era da Desinformação e Fake News: o que podemos fazer?”, a III Semana Acadêmica do Curso de Química da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) teve início na última segunda-feira (11) e encerra nesta quinta-feira (13), no Centro de Ciências Integradas (CCI). A programação reúne palestras, mesas-redondas, minicursos e exposições, promovendo uma ampla reflexão sobre o papel da ciência na sociedade contemporânea.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades acadêmicas, entre elas o pró-reitor de Graduação, professor Braz Batista Vaz, o diretor do CCI, professor Roberto Antero, a vice-coordenadora do curso, professora Flamys Lena, a coordenadora geral do evento, professora Verenna Barbosa, e a vice-presidente do Centro Acadêmico, professora Lucileuza Sobreira.
Para a professora Verenna Barbosa, o evento reforça o compromisso da universidade com a formação crítica e cidadã. “Esse é um evento especialmente para os alunos, mas toda a comunidade acadêmica está convidada a participar dessa discussão tão necessária”, destacou.
A noite de abertura contou com a palestra magna “A Química em Fake Science e os Desafios para o Ensino e Divulgação da Ciência”, ministrada pela professora Luciana Nobre de Abreu Ferreira, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A programação também marcou o lançamento do livro “Saberes do Tocantins: ciência, diversidade e inclusão”, organizado pela professora Adriana Idarlina Torcato de Oliveira, além de uma apresentação do projeto “Mulheres Negras que Fazem Ciências”, que valorizou a representatividade e a diversidade no meio acadêmico.
Com uma proposta que une ciência, educação e inclusão, a III Semana de Química da UFNT reforça a importância do pensamento científico como ferramenta de enfrentamento à desinformação e à construção de uma sociedade mais crítica e informada.







