Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Premiação

3ª Olimpíada Araguainense de Matemática da UFNT celebra jovens talentos e promove a educação em cerimônia de premiação

publicado: 12/11/2025 10h43,
última modificação: 12/11/2025 10h57

Araguaína – (TO) A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) foi palco, na noite desta terça-feira (11), da solenidade de premiação da 3ª Olimpíada Araguainense de Matemática (OAM). O evento, realizado no anfiteatro da universidade, celebrou o desempenho de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas de Araguaína, reconhecendo o esforço, a dedicação e a criatividade dos alunos e o trabalho de seus professores.

A OAM é uma iniciativa do Curso de Licenciatura em Matemática da UFNT, coordenada pela Profª. Samara Leandro Matos. O projeto tem como objetivos centrais estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentos e estreitar os laços entre a Universidade e as escolas da cidade.

A cerimônia de premiação contou com a presença de autoridades da UFNT, incluindo a Pró-Reitora de Extensão, Profª. Rejane Cleide Medeiros de Almeida , o Diretor do Centro de Ciências Integradas, Prof. Roberto Antero da Silva , e o Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática, Prof. André Luís Ortiz da Silva, além da coordenadora do evento, Profª. Samara Leandro Matos.

Foram distribuídas medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas aos estudantes com melhor desempenho nos três níveis da competição: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

O orgulho era visível entre os premiados. Yan Miguel Bezerra Monteiro, aluno do CEMIL Jardenir Jorge Frederico e medalhista de prata no Nível 2, destacou a importância do reconhecimento: “É uma honra receber essa medalha da terceira OAM. Grande satisfação, e eu espero receber [mais] nos meus próximos anos como estudante”.

Ana Karolliny Gonçalves Vilela, do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, que recebeu menção honrosa no Nível 3, comemorou a experiência e incentivou novos participantes: “Estou muito feliz por participar dessa edição e espero participar de outras também. E quem não participou, pode vir participar, que é maravilhoso”.

A solenidade também prestou uma homenagem especial aos professores, reconhecendo seu papel indispensável na inspiração e mobilização dos alunos. Educadores das escolas Col. Est. Adolfo Bezerra de Menezes, Esc. Est. Marechal Rondon, Esc. Est. Professor João Alves Batista, Esc. Est. Paroquial Luís Augusto, CEMIL Jardenir Jorge Frederico, CEM Paulo Freire e Col. Est. Rui Barbosa foram aplaudidos pela dedicação.