
Araguaína (TO) – Em evento comemorativo ao Dia do Servidor Público e como parte da programação do Seminário Integrado Ciência e Sociedade – TEIA 2025, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) promoveu, na tarde desta terça-feira (28), a palestra “Avaliação da aprendizagem: passado, presente e futuro”. O evento ocorreu no Auditório G do Centro de CIências Integradas (CCI), e contou com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O convidado foi o professor Cipriano Luckesi, filósofo, doutor em educação e reconhecido como a principal referência em avaliação educacional no Brasil. A ação foi uma iniciativa conjunta das Pró-Reitorias de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROPESSOAS), Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ), Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX) e Graduação (PROGRAD).
O evento contou com a presença do reitor da UFNT, Airton Sieben, que proferiu uma fala de boas-vindas, destacando a importância de debater práticas pedagógicas na consolidação da nova universidade. A mediação da palestra foi conduzida pela Professora Associada da UFNT, professora Rosaria Helena Ruiz Nakashima, e pela Diretora de Regulação e Avaliação da Graduação, Ianed da Luz Souza, que também contextualizaram o palestrante sobre a história recente e a estrutura da UFNT.
Avaliar para incluir, não para excluir
Iniciando sua fala com uma experiência pessoal, o professor Luckesi compartilhou ter sido uma criança “multirrepetente”. Ele narrou como um professor específico, Benedito de Morais, mudou sua trajetória ao adotar a postura de ensinar, corrigir e reensinar, pacientemente, até que o aprendizado fosse consolidado. “Eu devo a esse professor”, afirmou.
Este relato serviu como ponto de partida para seu argumento central: a avaliação da aprendizagem foi historicamente distorcida, confundida com o ato de examinar para aprovar ou reprovar. Luckesi defende que a verdadeira função da avaliação é ser uma “parceira” do educador.
Segundo o palestrante, a avaliação deve funcionar como um diagnóstico , assim como um médico diagnostica um paciente ou um cozinheiro prova a comida para ajustar o tempero. “A avaliação é a nossa parceira que nos avisa da qualidade da realidade com a qual nós estamos trabalhando”, explicou. O objetivo desse diagnóstico é tomar decisões para reinvestir no ensino, garantindo que todos os alunos aprendam.
O professor conclamou os docentes a mudarem a postura, abandonando ameaças como “vocês vão ver no dia da prova” e adotando a mentalidade de que o ensino só termina quando o aluno aprende.
Durante o debate, Luckesi também abordou o uso da inteligência artificial, definindo-a como um recurso sofisticado criado pela inteligência humana, mas que não substitui a capacidade cognitiva, neurológica e natural de aprender e raciocinar.
Ao final do evento, foram sorteados brindes para os participantes inscritos que registraram presença, contemplando tanto os que estavam no auditório quanto os que acompanhavam a transmissão online.
Para quem não pôde acompanhar, a palestra completa está salva e disponível no canal oficial da UFNT no YouTube:
Link da Palestra.



