
Tocantinópolis (TO) — A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) deu início nesta segunda-feira (27) ao IV Seminário Integrado Ciência e Sociedade – TEIA UFNT 2025, que este ano traz o tema “Desafios e possibilidades de integração regional no ensino, pesquisa, extensão e inovação”. A solenidade de abertura foi realizada no auditório do Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS) e transmitida ao vivo pelo canal oficial da UFNT no YouTube, confira aqui.
O evento contou com a presença de autoridades acadêmicas, professores, estudantes e representantes de instituições parceiras, como a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Durante a cerimônia, o reitor da UFNT, professor Airton Sieben, destacou o papel do TEIA como espaço de diálogo entre universidade e sociedade.
“O TEIA simboliza a força da nossa comunidade acadêmica e o compromisso da UFNT em promover o desenvolvimento sustentável e integrado da região. Este é um espaço de troca, inovação e construção coletiva”, afirmou o reitor.
A mesa de abertura contou ainda com a participação do vice-reitor, professor Nataniel da Vera Cruz Araújo; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Kênia Ferreira Rodrigues; da professora Susana Queiroz Melo, representando a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Rejane Cleide Medeiros de Almeida; do pró-reitor de Graduação, professor Braz Batista Vas; do do diretor do CEHS, professor Marco Aurélio Gomes de Oliveira.
Após os pronunciamentos, a programação seguiu com a mesa-redonda “Desafios e possibilidades de integração regional no ensino, pesquisa, extensão e inovação”, que contou com a participação dos reitores da UEMASUL, Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, e da Unifesspa, Francisco Ribeiro da Costa, sob mediação do professor Marco Aurélio Gomes de Oliveira, diretor do CEHS.
Durante a tarde e a noite, a programação continuou de forma online, com apresentações dos programas PIBID e Alvorecer, realizadas via Google Meet, dando início às atividades acadêmicas e científicas que seguem até o dia 31 de outubro.
O TEIA UFNT 2025 tem como objetivo apresentar os principais resultados de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica da universidade, fortalecendo a integração entre os diferentes campos do conhecimento e estimulando soluções inovadoras para o desenvolvimento do Norte do Tocantins.



