Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Internacionalização

UFNT recebe professor russo da Universidade Estatal de Tyumen em intercâmbio internacional de docentes

Parceria reforça as ações de internacionalização e promoverá aulas de língua e cultura russa para estudantes da universidade.

publicado: 08/10/2025 15h15,
última modificação: 08/10/2025 15h35

Araguaína (TO) — Na manhã desta quarta-feira (8), o reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), professor Airton Sieben, recebeu em seu gabinete o professor russo Aleksei Viazovikov, da Universidade Estatal de Tyumen, localizada na região da Sibéria, na Rússia. A visita marca o início de um intercâmbio docente internacional entre as duas instituições, formalizado por meio de um convênio de cooperação acadêmica.

Durante o encontro, estiveram presentes o diretor do O Instituto de Inovação e Internacionalização (Inova-In), professor Freud Romão, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor José Manoel Sanches, e membros da equipe da Inova-In, que apresentaram um panorama da parceria internacional e as próximas etapas do projeto.

O professor Aleksei Viazovikov ministrará aulas de língua e cultura russa na UFNT durante um período de três meses, além de realizar visitas aos centros acadêmicos e participar de atividades de troca de experiências e integração com docentes e discentes. O cronograma completo das aulas e as formas de acesso serão divulgados em breve pela Inova-In.

Avanço na internacionalização da UFNT

O diretor do Inova In, professor Freud Romão, destacou que a chegada do professor Aleksei representa um marco para o fortalecimento da internacionalização da universidade. “Hoje vivemos um momento importante na história da internacionalização da UFNT. Este intercâmbio é fruto de um projeto de cooperação entre a UFNT e a Universidade Estatal de Tyumen, que está enviando o primeiro professor para ações de ensino de língua estrangeira”.

“O professor vai atuar com o ensino de língua e cultura russa, além de colaborar em atividades em inglês e espanhol. Esse é um avanço que resulta de um trabalho iniciado há alguns anos, durante o nosso doutoramento, em parceria com a professora Claudenice Cardoso Brito, e consolidado em uma missão internacional realizada no ano passado na Rússia. A partir desse intercâmbio, no próximo ano, uma docente da UFNT também realizará um período de ensino na Rússia, ministrando aulas de língua portuguesa, fortalecendo ainda mais a cooperação entre as duas instituições e com os países dos BRICS”, conclui.

O professor Aleksei Viazovikov expressou entusiasmo com a experiência de intercâmbio e ressaltou o valor da parceria para o fortalecimento do diálogo acadêmico entre os países. “Espero que esse período seja muito produtivo e fico muito feliz em participar de um projeto tão importante para os nossos países e para a comunicação no mundo universitário”.

Já o reitor da UFNT, professor Airton Sieben, destacou que a presença do professor russo simboliza o amadurecimento da política de internacionalização da universidade e reforça o papel da instituição na formação de uma comunidade acadêmica global. “Receber o professor Aleksei é um marco significativo para a UFNT. Esse intercâmbio demonstra que estamos construindo uma universidade cada vez mais conectada com o mundo, aberta ao diálogo e à cooperação internacional”.

“Essa parceria com a Universidade Estatal de Tyumen fortalece não apenas o ensino de línguas estrangeiras, mas também o intercâmbio cultural e científico entre os nossos países. É uma oportunidade para nossos estudantes ampliarem horizontes, vivenciarem novas experiências acadêmicas e compreenderem o valor da internacionalização na formação universitária”, finaliza.

Além da mobilidade docente, a UFNT e a Universidade Estatal de Tyumen já estão desenvolvendo um projeto científico estratégico voltado à construção da Estação de Pesquisa e Observação de Mudanças Climáticas do Bico do Papagaio, iniciativa que amplia a cooperação acadêmica e científica entre os países. Mais detalhes sobre essa parceria internacional podem ser conferidos na matéria completa:
UFNT firma parceria internacional com instituições da Rússia e Belarus.