
Araguaína (TO) — No último domingo (28), foi realizada a ação “Rio Lontra Vivo: preservar hoje é um projeto para o amanhã”, voltada à limpeza de lixos flutuantes do Rio Lontra. A iniciativa teve como objetivo melhorar o fluxo e a qualidade da água, além de proteger a fauna local contra os impactos do descarte inadequado de resíduos.
A ação foi organizada pela Associação Guardiões do Rio Lontra (AGRL) e pelo Comitê de Bacias Hidrográficas Rio Lontra e Corda (CBHRLC), com o apoio de instituições parceiras, entre elas a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).
Para a presidente da AGRL, Ilza Bete, a limpeza é uma medida urgente e necessária para preservar o rio, garantindo sua vitalidade para as próximas gerações.
O vice-reitor da UFNT, professor Nataniel da Vera-Cruz Gonçalves Araújo, ressaltou que, além do caráter emergencial, a ação possui um forte aspecto educativo e de conscientização. “É um movimento que sensibiliza tanto os participantes quanto aqueles que acompanham pelas mídias, fortalecendo a responsabilidade coletiva em relação ao meio ambiente”, destacou.
“A UFNT reafirmou seu compromisso com a comunidade por meio de ações extensionistas, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas e o fortalecimento de iniciativas de preservação ambiental”, conclui.