
Tocantinópolis (TO) — A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) deu início, no Centro de Educação Humanidades e Saúde (CEHS), na última quinta-feira (25), às atividades do Programa Paradesporto no contexto universitário, uma iniciativa voltada ao atendimento de pessoas com deficiência, sejam elas estudantes da instituição ou integrantes da comunidade local.
O programa tem como objetivo proporcionar a prática de esportes e atividades físicas adaptadas em um ambiente acadêmico cada vez mais inclusivo e equitativo. As atividades são realizadas às quintas-feiras, das 9h às 11h, na sala de dança da Unidade Centro da UFNT, sob a coordenação da professora Milena Pedro de Morais, do curso de Licenciatura em Educação Física.
Na primeira edição, os participantes desenvolveram práticas relacionadas à Bocha Paralímpica, modalidade que favorece a inclusão e a ampliação de conhecimentos sobre o esporte adaptado. A ação contou com a participação de pessoas com deficiência atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tocantinópolis, parceiro da UFNT na execução do programa.
O Programa Paradesporto integra o Laboratório Paradesporto e Educação Física Inclusiva, que em 2025 foi contemplado pelo Programa Floresça, fortalecendo iniciativas de impacto social e acadêmico. Com essa ação, a UFNT consolida sua missão de promover a inclusão e a equidade no ensino superior, ampliando o acesso ao esporte adaptado e fortalecendo o vínculo entre universidade e comunidade.

