Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

CELEBRAÇÃO

Zootecnia UFNT 25 Anos: evento celebra trajetória de sucesso e reencontros em Araguaína

Celebração, que teve início na noite de quinta-feira (18), reúne pioneiros, egressos, estudantes e autoridades para comemorar o legado e o futuro do curso.

publicado: 19/09/2025 12h05,
última modificação: 19/09/2025 14h51

Araguaína (TO) – Em um clima de grande emoção e reencontros, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) deu início, na noite desta quinta-feira (18), às comemorações dos 25 anos do curso de Zootecnia. O evento, realizado no Colégio Militar Jardenir Jorge Frederico, em Araguaína, reúne figuras marcantes da história do curso, estudantes, egressos e docentes para celebrar uma trajetória de conquistas, desafios e transformações.

A abertura oficial contou com a presença de autoridades da gestão da UFNT, incluindo o reitor, Airton Sieben; o vice-reitor, Nataniel da Vera-Cruz; o pró-reitor de Graduação, Braz Batista; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e uma das pioneiras do curso, Kênia Ferreira; o diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Rômulo Augusto; o Coordenador do curso de Zootecnia Danilo Vargas e a representante estudantil Layane Leite. Também prestigiaram a cerimônia produtores rurais, servidores técnicos administrativos, docentes, estudantes e dezenas de egressos que hoje atuam no mercado.

A programação da primeira noite foi marcada por homenagens. Foram realizadas as premiações “Empresa Amiga da Zootecnia”, “Produtor Amigo da Zootecnia”, “Instituição Amiga da Zootecnia”, “Professores da Veterinária, parceiros da Zootecnia” e o reconhecimento aos “Pioneiros da Zootecnia”, que ajudaram a construir as bases do curso. O público também assistiu à palestra “Minha Trajetória na Zootecnia”, ministrada pela zootecnista, egressa da UFNT, Fernanda Gomes de Paula, Secretária Nacional de Aquicultura do MAPA e professora da UFG.

Para a uma das organizadoras do evento e professora do curso, Ana Cláudia, o sentimento é de felicidade. “É um momento de muita alegria, um momento de reencontrar os nossos egressos e, principalmente, ressaltar a importância que o curso tem para os jovens, além das oportunidades que a universidade oferece para mudar a vida desses jovens e modificar a realidade da região”, destacou.

O professor José Neuman, membro da comissão organizadora, reforçou o propósito da celebração. “Esta é uma experiência extremamente interessante para nos encontrarmos com alunos que formaram há 20 anos. O objetivo é, principalmente, celebrar a Zootecnia, celebrar a produção animal sustentável na Amazônia brasileira. A gente fica extremamente alegre de saber que se tem uma pecuária que vale a pena na Amazônia, é porque a Zootecnia da UFNT ajudou e deu a sua colaboração para que a gente seja cada vez mais ambientalmente sustentável”, afirmou o professor Neuman.

Programação continua nesta sexta-feira (19).

As comemorações seguem ao longo de todo o dia de hoje, sexta-feira (19). A programação inclui palestras com Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas, e o egresso Evandro Maia Ferreira, professor da USP. Durante a tarde, egressos participarão da mesa-redonda “Como a Zootecnia mudou a minha vida”, seguida por premiações para “Zootecnista Destaque”, “Aluno Destaque”, “Coordenador Destaque” e uma homenagem póstuma ao Professor Luciano Fernandes. A programação visa consolidar o reconhecimento a todos que fortalecem o papel essencial dos zootecnistas no crescimento do agronegócio brasileiro.

E, para finalizar a celebração da comemoração dos 25 anos do curso, a noite será realizada uma festa em uma chácara na cidade.