
Tocantinópolis (TO) — Na última quinta-feira do mês de agosto (28), o Auditório Vigilante Adão Ribeiro, na Unidade Babaçu, recebeu uma roda de conversa organizada pela professora Silene Ferreira Claro, coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar II do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Pedagogia e Ciências Sociais, com ênfase em Educação em Direitos Humanos: Relações Étnico-raciais e Questões de Gênero. A atividade integrou as ações de formação dos pibidianos desse projeto do Centro de Educação, Humanidades e Saúde da Universidade Federal do Norte do Tocantins (CEHS/UFNT), e foi aberto a demais estudantes e comunidade UFNT.
O encontro foi conduzido pela professora e servidora da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Patrícia Moojen Lemos, socióloga, geógrafa e mestranda em Educação, além de especialista em políticas indigenistas da Funai. Sua fala trouxe reflexões sobre o tema “Um Breve Olhar Sobre Políticas Indigenistas em Tocantinópolis”, destacando os desafios históricos e atuais na garantia de direitos.
O debate abordou pontos centrais, como os artigos 231 e 232 da Constituição, resultantes da luta de Eunice Paiva e outros, que asseguram os direitos dos povos indígenas, além da discussão sobre o marco temporal, os processos de
demarcação de terras e as questões atuais da educação indígena na região do Bico do Papagaio.

A atividade contou ainda com a participação do professor Ubiratan Francisco de Oliveira e de estudantes do curso de Educação no Campo, que enriqueceu a troca de experiências e aproximou diferentes perspectivas sobre os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas.
Os indígenas presentes, na maioria Apinagé, também compartilharam suas vivências, trazendo uma dimensão prática e histórica ao debate, o que ampliou a compreensão sobre os impactos das políticas indigenistas e fortaleceu o diálogo intercultural no espaço acadêmico.
A roda de conversa foi um momento de aprendizado e formação coletiva, reafirmando a importância do debate sobre educação, direitos humanos e questões étnico-raciais. O encontro consolidou-se como espaço de resistência, reflexão e valorização da diversidade, fortalecendo o compromisso da UFNT com uma educação crítica e inclusiva.
Texto: Paulo Vitor Pereira de Araújo e Bianca Aragão da Silva, com revisão de Daianni Parreira
Foto: Ana Carolyne Santos da Costa e Silene Ferreira Claro