
Araguaína (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, deu início no último dia 9 de setembro ao Cursinho Popular UFNT Educa Cerrado/São José de Calasanz, um projeto que visa ampliar o acesso ao ensino superior público e preparar estudantes da rede pública de Araguaína para o ENEM e o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (EXATO).
Para acessar o curso, o interessado deve entregar o histórico escolar diretamente à direção da Escola Paroquial São Vicente de Paulo, localizada na Avenida do Contorno, nº 366, Vila Norte, em Araguaína (TO). No momento, a turma está completa e não há vagas disponíveis, porém a instituição está organizando uma lista de espera para futuros preenchimentos.
Mais que um reforço acadêmico, o cursinho tem como missão formar cidadãos críticos e conscientes, promovendo também uma formação política voltada à valorização da universidade pública e à defesa dos programas de assistência estudantil.
O projeto é coordenado pelo professor Roberto Antero, do curso de Geografia da UFNT, e é fruto de uma parceria com a Paróquia São Vicente de Paulo, que cedeu o espaço onde as aulas são realizadas, na Vila Couto. Para Roberto, as expectativas são altas. “A parceria entre a UFNT, a Associação Educa Cerrado e a Escola Paroquial São Vicente de Paulo visa transformar esforços em oportunidades reais de ingresso no ensino superior público, com foco especial na UFNT”.
O cursinho também representa a consolidação de uma trajetória iniciada ainda em 2017, como relata o professor Murilo Henrique Souza de Paula, coordenador do projeto na Escola Paroquial. “Vejo essa parceria com a Universidade de duas formas: primeiro, pela credibilidade que ela dá ao nosso projeto, transmitindo confiança à comunidade; e depois, pelo apoio institucional, que garante a continuidade e o crescimento da iniciativa”, disse.
Murilo destaca ainda o impacto transformador do projeto, tanto na vida dos estudantes quanto na sua própria história. “Já vimos alunos que não sabiam que a universidade era pública e hoje estão formados. Pessoas que passaram 20 anos sem estudar e hoje são professoras. A Universidade transformou a minha vida, e quero que transforme a de cada aluno também”, conclui.
Durante a aula inaugural, o entusiasmo dos estudantes era visível, reforçando o compromisso da UFNT com sua missão social. Segundo o reitor da universidade, professor Airton Sieben, o cursinho cumpre um papel essencial. “Com esse projeto, a UFNT reafirma sua missão de oferecer ensino superior gratuito e de qualidade. O cursinho prepara estudantes do ensino médio para os processos seletivos, com professores capacitados e uma coordenação muito atuante. A nossa expectativa é que esses alunos se tornem, em breve, nossos calouros, nossas calouras. Estou muito feliz com essa iniciativa”.

O UFNT Educa Cerrado/São José de Calasanz fortalece os vínculos entre a universidade, as escolas públicas e os estudantes, ao mesmo tempo em que promove inclusão, cidadania e justiça social por meio da educação.