
Araguaína (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) realizou nesta quarta-feira (03), uma reunião virtual estratégica com a Superintendência do Tocantins da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para discutir a cessão da área localizada no encontro dos rios Tocantins e Araguaia, onde será instalada a Estação de Monitoramento das Mudanças Climáticas no Bico do Papagaio.
O encontro contou com a presença do reitor da UFNT, professor Airton Sieben, do superintendente da SPU, professor Edy César, do vice-reitor, professor Nataniel Araújo, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Kênia Rodrigues, do diretor do INOVA-IN, professor Freud Romão, além do assessor da Reitoria, professor João Vidal.
A reunião teve como pauta principal os encaminhamentos para a cessão do terreno que abrigará a estação, vinculada à rede internacional Carbon Supersites. O projeto é conduzido pela UFNT, sob a liderança do INOVA-IN, e integra um conjunto de iniciativas de pesquisa de grande impacto científico e ambiental. Entre elas, destaca-se também a Escola do Carbono, coordenada pela professora Claudenice Brito, que envolve parcerias com diversas universidades nacionais e internacionais.
De acordo com os participantes, o encontro foi muito proveitoso e reforçou o alinhamento institucional necessário para a consolidação dos projetos. Como desdobramento, a UFNT receberá, no próximo dia 16 de setembro de 2025, a visita oficial do superintendente da SPU, professor Edy César, na Reitoria. A expectativa é dar continuidade às tratativas que vêm sendo conduzidas desde 2024 e que já se encontram em estágio avançado.