Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Inovação

Inova-In e CCA unem forças para modernizar pesquisa e impulsionar projetos climáticos da UFNT

Reunião no Laboratório de Solos discutiu aquisição de equipamentos, expansão do monitoramento climático e preparativos para a COP 30, reforçando a integração entre ciência e inovação.

publicado: 08/08/2025 14h40,
última modificação: 08/08/2025 16h40

Araguaína (TO) — Servidores do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Norte do Tocantins (CCA/UFNT) receberam, na última quarta-feira (6), a equipe do Inova-In, instituto responsável por promover inovação, internacionalização e empreendedorismo na instituição. O encontro, realizado no Laboratório de Solos, fez parte do programa “Inova Itinerante”, que busca aproximar o instituto de diferentes setores acadêmicos para identificar demandas e estabelecer parcerias estratégicas.

Durante a reunião, foram discutidos projetos de modernização do Laboratório de Solos, que incluem a aquisição de novos equipamentos para agilizar análises e ampliar a capacidade de atendimento a pesquisadores e à comunidade. O diretor do Inova-In, professor Freud Romão, também apresentou atualizações sobre o Projeto da Estação de Monitoramento de Mudanças Climáticas do Bico do Papagaio, desenvolvido em parceria com A Universidade de Tyumen, na Rússia.

O professor Jeferson Castro foi convidado a integrar o Inova-In como coordenador de Inovação Tecnológica, função estratégica diante de sua experiência em Biochar (biocarvão) e economia do carbono. Outro anúncio importante foi a criação de um núcleo do Inova-In com sala própria no CCA, fortalecendo a presença do instituto na universidade.

O professor Romão relembrou que o projeto da Estação de Monitoramento teve início em 2023, com apoio decisivo do Laboratório de Solos, e destacou que a UFNT se prepara para contribuir com propostas relevantes na COP 30, conferência global sobre mudanças climáticas que será realizada no Brasil em 2025. “Essa aproximação entre o Inova-In e o CCA é estratégica para ampliar o impacto da pesquisa, da inovação e da cooperação internacional na nossa universidade”, conclui.

Além do diretor do Inova-In, estiveram presentes, a coordenadora de internacionalização, professora Lilyan Luizaga, a coordenadora de empreendedorismo econômico e social, professora Regina Lelis, e a professora Claudenice Brito, coordenadora do Projeto Escola do Carbono — iniciativa incubada no Inova em parceria com a Universidade Estatal de Tyumen (Rússia).

Sobre o Inova-In
O Inova-In é o instituto da UFNT responsável por fomentar a inovação, a internacionalização e o empreendedorismo, apoiando projetos de pesquisa aplicada, parcerias estratégicas e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável.