Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Inclusão social

Observatório de Leitura da UFNT promove cultura a adolescentes da socioeducação

Projeto integrou cinema, literatura e diálogo em ação que reforça o direito à educação como transformação social.

publicado: 29/07/2025 16h53,
última modificação: 30/07/2025 16h05

Araguaína (TO) – Em uma tarde marcada por descobertas e novos horizontes, adolescentes da Unidade Socioeducativa de Semiliberdade de Araguaína (USL Norte) estiveram, no dia 22 de julho, no Centro de Ciências Integradas (CCI) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) para uma imersão em cultura e leitura. A atividade, organizada pelo Observatório de Leitura da UFNT, coordenado pela professora Valéria Medeiros, incluiu exibição do filme “A Liga Extraordinária”, roda de conversa e entrega de livros temáticos, canetas e brindes da instituição.

A ação faz parte do projeto “Leitura Além das Páginas”, desenvolvido pela unidade socioeducativa e conta com a parceria do Observatório de Leitura da UFNT. Segundo Edna Oliveira de Sousa, pedagoga da USL Norte e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Desenvolvimento Regional (PPGDIRE/UFNT), a iniciativa busca mostrar que a leitura vai além dos livros. “Eles vivenciaram uma experiência de trocas e descobertas que ampliam perspectivas. Saímos todos ansiosos por mais momentos como este”, afirmou.

Democratização do acesso


Para a professora Valéria Medeiros, do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLLIT/UFNT), a atividade reflete a missão do Observatório de Leitura: “Promover acesso à leitura e à cultura onde há ausência de direitos. Atuamos no sistema socioeducativo, prisional e em outros espaços de vulnerabilidade, porque ler é um direito humano”. O grupo trabalha nos três pilares da universidade — ensino, pesquisa e extensão —, incluindo a disciplina “Educação em Contexto de Privação de Liberdade” e projetos como “Leitura Literária e Cinema”.

O doutorando Wechilley Rodrigues, que participou da mediação, destacou o simbolismo da visita: “Ver esses jovens na UFNT, discutindo leitura após o filme, mostrou que a universidade também é lugar deles. A educação transforma, e ali vimos isso acontecer”. João Victor Fontes, licenciando em Letras, também integrou a ação, que contou com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

A parceria entre a USL Norte e o Observatório de Leitura deve gerar novas atividades, reforçando o compromisso da UFNT com a inclusão social por meio da cultura. “Lemos o mundo em todas as linguagens, sem muros”, concluiu Valéria.

Texto: Daianni Parreira