
Araguaína (TO) — Araguaína vibrou ao ritmo da Coreia do Sul no último sábado (24), durante o Korea & Pop Day, evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em parceria com o grupo Doramigas de Araguaína. O encontro, realizado no Centro de Ciências Integradas (CCI), transformou-se em um espaço de intercâmbio cultural, aproximando fãs da música, cinema, gastronomia e tradições coreanas.
Com o objetivo de conectar os entusiastas locais à onda global da Hallyu (onda coreana), o evento ofereceu uma programação diversificada, incluindo: apresentação de dança K-pop, degustação de comidas típicas, como kimchi e tteokbokki; exposição de produtos inspirados em doramas (novelas coreanas) e séries; espaços para fotos com elementos da cultura pop coreana, entre outros.
O diretor de Assuntos Comunitários e Cultura da Proex, Plábio Marcos Martins Desidério, reforçou o compromisso da universidade em promover diálogos interculturais. “A UFNT reconhece a força desse movimento e quer ser um elo entre a academia e os novos saberes que surgem dessas trocas, além de trazer a comunidade para dentro da universidade”, destacou.
Já a coordenadora de Cultura da Proex, Alinne Conceição Alves Silva Dantas, que também integra o Doramigas, comemorou o sucesso do evento. “Tivemos um público estimado em 400 pessoas, e a receptividade foi incrível. Isso mostra o quanto a cultura coreana está presente no cotidiano dos araguainenses e como a universidade pode ser um espaço de acolhimento para essas expressões”, Finaliza.


