
Por Eveliny Jácome
Entre os dias 15 e 17 de abril, alunos do Centro de Educação, Humanidades e Saúde da Universidade Federal do Norte do Tocantins (CEHS/UFNT) participaram dos II Jogos Indígenas Universitários da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus Miracema. Este evento reuniu mais de 200 atletas, divididos em 10 equipes, representando um marco na valorização da cultura e do esporte entre os povos originários.
O CEHS fez história ao conquistar o 1º lugar nas modalidades de Cabo de Força e Arremesso de Vara feminino, o 2º lugar no Cabo de Força masculino e na Corrida de Taquara feminino, além de um 3º lugar no Desfile de Pintura Corporal masculino. Mais do que medalhas, essas vitórias refletem o espírito de união e a celebração das tradições indígenas.












A edição deste ano trouxe um crescimento significativo no número de participantes, passando de 3 para 10 equipes. Esse avanço destaca o compromisso contínuo da UFNT, com a inclusão e a valorização dos povos originários, reforçando seu papel como uma instituição socialmente referenciada. Além das competições, o evento foi um ponto de encontro cultural, reunindo diversas etnias presentes no estado.

Para os membros do Setor de Atenção Psicossocial da Assistência Estudantil (DIAEST), ficou evidente o impacto positivo do evento no fortalecimento do sentimento de pertencimento dos alunos à comunidade universitária. Este é um grande passo na missão de garantir que aqueles historicamente excluídos do ensino superior não apenas tenham acesso, mas também se sintam parte integrante de tudo o que a universidade representa.
Para a realização do evento, o CEHS teve o apoio da Prefeitura de Tocantinópolis, do gabinete do vereador Bazim, do Tocantinópolis Clube, da Direção do CEHS e dos docentes Leon de Paula, Iara Rodrigues e Lindiane Santana, do curso de Educação do Campo, e Aline Campos, do curso de Pedagogia.




Colaboração: Allex Duarte e Jocimar Dias de Oliveira Júnior
Fotografias feitas pelos alunos.