Por Eveliny Jácome

UFNT promove ações de acessibilidade e inclusão digital
Iniciativa visa ampliar o acesso ao conhecimento e ao uso consciente das tecnologias no processo formativo
A partir da iniciativa da assessoria institucional, Setor Pedagógico e Divisão de Tecnologia da Informação, vinculado ao Centro de Educação, Humanidades e Saúde da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), iniciou uma série de ações pedagógicas voltadas à promoção da acessibilidade e da inclusão digital. As atividades estão sendo desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Apoio Sociopedagógico (NASP) e têm como finalidade atender às demandas identificadas pelos próprios discentes, visando ampliar o acesso ao conhecimento e fomentar o uso das tecnologias digitais no processo formativo.
Entre as iniciativas, destacam-se os projetos de suporte pedagógico e a oficina tecnológica, que têm como objetivo não apenas oferecer apoio no uso das ferramentas digitais, mas também incentivar o protagonismo estudantil por meio do uso consciente e crítico das tecnologias. As oficinas são conduzidas pelos técnicos administrativos Pollyana e Leonel, com o apoio pedagógico da técnica administrativa e pedagoga Ana Márcia.
As ações estão previstas para ocorrer até o dia 4 de junho, data de encerramento do Tempo Universidade. No entanto, já estão sendo articuladas para se tornarem projetos permanentes de ensino, pesquisa e extensão, com foco especial no suporte pedagógico à comunidade acadêmica.
Para a professora Milena Pedro de Morais, docente do curso de Educação Física e coordenadora do projeto, as ações são fundamentais para subsidiar o ensino e a pesquisa, uma vez que ampliam as possibilidades de produção de novos conhecimentos.

Com isso, a universidade reafirma seu compromisso com uma educação inclusiva, democrática e voltada para as realidades do campo, promovendo o uso da tecnologia como aliada no processo de formação cidadã e acadêmica.
Colaboração: Allex Duarte e Prof.ª Milena Pedro de Morais.