Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

Professor do Centro de Educação, Humanidades e Saúde da UFNT tem projeto aprovado no edital REDE DESER

publicado: 21/02/2025 12h06,
última modificação: 26/02/2025 07h57

Por Eveliny Jácome

O professor do Centro de Educação, Humanidades e Saúde da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Dr. Jéferson Muniz Alves Gracioli, teve seu projeto “LabEco UFNT: conectando saberes ambientais para uma consciência planetária” aprovado no edital 02/2024 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e Secretaria de Planejamento e Orçamento (SEPLAN). O projeto, tendo com vice-coordenador o Prof. Dr. Marco Aurélio Gomes de Oliveira, ficou em terceiro lugar no Centro de Desenvolvimento Regional do Bico do Papagaio, e receberá um financiamento de R$ 50.000,00 para sua execução, na primeira etapa.

O Laboratório Experimental de Educação Ambiental da UFNT busca integrar teoria e prática na promoção de uma educação socioambiental crítica e participativa. A iniciativa mobiliza estudantes, professores e a comunidade em ações de preservação ambiental, valorização de saberes tradicionais e desenvolvimento de soluções sustentáveis para desafios ecológicos locais.

A proposta visa fortalecer o papel da universidade na disseminação de práticas pedagógicas sustentáveis e no engajamento da sociedade em projetos ambientais. O edital REDE DESER tem como objetivo apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento regional por meio da ciência, tecnologia e inovação, incentivando pesquisadores a propor soluções para problemas locais e fortalecendo o ecossistema empreendedor universitário.

O professor Dr. Jéferson Muniz Alves Gracioli destaca que a iniciativa possibilita a criação de espaços especializados para reflexões críticas e transformadoras, promovendo maior envolvimento das escolas e comunidades. O LabEco UFNT busca reconstruir a relação entre ser humano e natureza, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade.

Para mais informações sobre o edital, acesse: https://www.to.gov.br/fapt/edital

Colaboração: Allex Duarte