Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

IX Feira de Ciências do Tocantins promove inovação e valorização cultural no norte do estado

publicado: 12/11/2024 10h49,
última modificação: 12/11/2024 10h50

Entre os dias 6 e 8 de novembro de 2024, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) sediou a IX Feira de Ciências do Tocantins (FECITO) com o tema “Sustentabilidade na Amazônia e no Cerrado: Preservação ambiental e valorização cultural.” A feira, organizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Grupo Ciências Naturais e o Núcleo de Extensão e Pesquisa em Ensino de Biologia (NEPEBIO), foi proposta pelas Coordenações dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim). O evento ocorreu no Centro de Ciências Integradas (CCI) da UFNT e reuniu estudantes de escolas públicas e privadas da região.

Nesta edição, foram aprovados 47 trabalhos inovadores e criativos, realizados por duplas de alunos da educação básica, sob orientação de seus professores. Com o uso de protótipos e modelos didáticos, os estudantes apresentaram seus projetos em banners que detalhavam título, objetivos, metodologias, resultados e conclusões das pesquisas, refletindo o entusiasmo e o brilho nos olhos das crianças e adolescentes ao compartilhar suas descobertas.

Participaram do evento escolas de Araguaína e de municípios vizinhos, como Colinas, Ananás, Riachinho, Pau D’Arco, Santa Fé do Araguaína, Xambioá, Tocantínia e Araguanã. A IX FECITO reuniu mais de 250 alunos, além de professores, acadêmicos da UFNT e a comunidade local.

Segundo o coordenador do evento, Wagner Mariano, “a feira superou as expectativas, crescendo a cada ano e apresentando trabalhos com qualidade cada vez maior.”

Premiações e Destaques

Os cinco primeiros colocados receberam o troféu “Prof. Gecilane Ferreira”, enquanto os classificados entre o 6º e o 10º lugares foram agraciados com menções honrosas. Entre as escolas premiadas, destacaram-se o Colégio Estadual Rui Barbosa, o Colégio Estadual GTI Ernesto Barros de Colinas, a Escola Estadual João XXIII de Riachinho e o Centro de Ensino Médio Cabo Aparício Araújo Paz de Ananás.

Além disso, quatro professores foram reconhecidos pelo impacto de suas orientações: Prof. Alan Nacif A. Menezes, Rubens H.P. Neves, Selma Karajá Feitosa e Jakeline de Souza B. Barbosa.

A IX FECITO reforça o compromisso da UFNT em promover a educação científica e incentivar a preservação ambiental e a valorização cultural entre os jovens, consolidando-se como um evento fundamental para o desenvolvimento sustentável e a inovação na região norte do Tocantins.

Texto: Sheylene Alves de Oliveira