Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

NOTA À IMPRENSA

publicado: 06/11/2024 08h17,
última modificação: 06/11/2024 08h41

A Diretoria de Acessibilidade, Equidade e Políticas Afirmativas (DAEP) da Universidade Federal do Norte do Tocantins tem como propósito a promoção da permanência dos estudantes no ambiente universitário, atuando nas Políticas de Ações Afirmativas, Acessibilidade, Diversidade e Equidade. Assim, opera na construção de políticas e ações de acessibilidade/inclusão, de igualdade, de equidade, gênero e representatividade a partir dos mais variados coletivos e movimentos sociais, étnicos, raciais e de gênero, constitutivos da população brasileira, em consonância com os princípios norteadores da UFNT.

Como proposta, há a promoção da permanência das pessoas com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento, por meio do Programa de Monitoria Inclusiva e Programa de Acessibilidade e Inclusão Discente, atendendo, diretamente, 15 estudantes. No âmbito das Ações Afirmativas, a UFNT atende, por meio da DAEP, 14 estudantes indígenas e quilombolas, via Programa Bolsa Permanência MEC. No que se refere às ações de Gênero e Diversidade atendemos, desde o ano de 2023, cerca de 25 famílias no Programa de Apoio à Parentalidade na Universidade (destinado a estudantes que exercem a parentalidade e necessitam de suporte para execução de suas atividades didático-pedagógicas) e, também, cerca de 50 estudantes LGBTQIAPN+ em 1 (um) ano de atuação do Programa Trans-Formador, com rodas de escuta ativa mediados por profissionais ligados à saúde. Em que pese este último, a partir das ações de acolhimento realizadas ao longo dos últimos 12 (doze) meses, restou identificado as situações de vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes trans/travestis e que impactam, sobremaneira, nos processos de permanência e vivência acadêmica. Desta forma, em caráter emergencial, foi lançado edital para auxílio financeiro a esse público específico de nossa universidade.

Com isso, aliado a outros editais e auxílios financeiros já praticados pela UFNT, como a Monitoria Inclusiva, o Programa de Acessibilidade e Inclusão Discente, o Programa Bolsa Permanência MEC para Indígenas e Quilombolas, e o Programa de Apoio à Parentalidade na Universidade (PAPU), com a colaboração de monitores brincantes, reforçamos a necessidade de oferecer diferentes formas de permanência para os diversos grupos que compõem nossa comunidade acadêmica. Esses grupos, por serem singulares e possuírem necessidades específicas, exigem uma atenção diferenciada.

Deve-se considerar que a universidade é um espaço plural, e que os programas propostos pela DAEP não interferem no orçamento de outras políticas públicas voltadas ao atendimento dos acadêmicos. A UFNT se compromete a acolher, manter e formar profissionais que, ao sair da universidade, contribuirão para a sociedade. Por fim, reafirmamos nosso compromisso com o princípio de que a UFNT é pública, gratuita e de qualidade.