Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

III TEIA Promove Integração Entre Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão na UFNT

publicado: 05/11/2024 16h27,
última modificação: 07/11/2024 08h29

Araguaína, 5 de novembro de 2024 — Entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro de 2024, aconteceu no Centro de Ciências Integradas da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), o III Seminário Integrado Ciência e Sociedade – TEIA, com o tema: “Educação e Ciência: Desafios e Perspectivas”. O evento reuniu acadêmicos, professores, técnicos administrativos e comunidade externa em uma programação variada, promovendo a troca de conhecimentos e experiências.

O III TEIA contou com 606 inscritos como ouvintes e 308 trabalhos submetidos, sendo 46 na área de ensino, 78 na área de extensão e 181 na área de pesquisa e inovação. As sessões de apresentação permitiram que os participantes compartilhassem suas pesquisas e práticas inovadoras, estimulando o diálogo sobre metodologias e resultados obtidos.

No dia 28 de outubro, foi realizada a mesa de abertura do evento, composta pelo Reitor Airton Sieben, pela Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Rejane Almeida, pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Kênia Rodrigues, e pelo Pró-Reitor de Graduação, Braz Batista. Na ocasião, foi apresentado um vídeo em homenagem ao Dia do Professor, com um discurso da Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Andreia de Carvalho, que homenageou os docentes da instituição, representados em um vídeo pelos professores titulares. Para finalizar a noite de abertura, a Universidade de Adultez, Identidades e Longevidade (UNIIAL) realizou uma apresentação, seguida de um momento de confraternização entre os participantes.

As manhãs e tardes foram preenchidas pelas diversas apresentações de trabalhos, em um momento intitulado “Circuitos dos Saberes”, onde foram expostos os resultados dos projetos de ensino dos programas Alvorecer, PIBID e Residência Pedagógica, além das apresentações dos programas de pesquisa PIBIC, PIBITI e PIVIC.

A noite do dia 29 de outubro, foi marcada pela palestra da jornalista do portal de notícias Gazeta do Cerrado, Maju Cotrim, que abordou o tema “Conhecimento e Ciência nos Tempos Modernos e as Questões das Fake News”, mediada pela Professora Dra. Carolina Galgane.

Na quarta-feira, 30 de outubro, aconteceu o TEIA Cultural, organizado pela coordenadora de Cultura, Aline Dantas. As apresentações foram variadas e animaram os participantes. O TEIA Cultural incluiu a performance de dança do ventre de Si Farasha, a Banda Articum e o Coral Bequadros da Reciclarte. Também se destacaram o ballet da Escola de Dança La Rocca, a música ao vivo com o Professor Samuel e as coreografias apresentadas pelas alunas da UNIIAL. A Professora Stefania Sena emocionou o público ao interpretar uma poesia em Libras. O evento contou ainda com um dueto formado por Diego Silva e Patrícia França, além da recitação da poesia de Graciely Freitas, vencedora do concurso Noite Cultural 2023. 

Finalizando o terceiro dia do evento aconteceu a mesa-redonda “Importância e Contribuições dos Programas Institucionais: Alvorecer, PIBID, Residência Pedagógica e PET na Construção da Identidade Docente na UFNT” composta por docentes coordenadores dos programas. 

No dia 31 de outubro, ocorreram as apresentações da III Jornada de Extensão, que incluíram as iniciativas PIBEX-Norte, Floresça, Cuidar e Enraizar. A data também marcou a realização do I InterPET, um encontro entre os bolsistas, voluntários e tutores dos Programas de Educação Tutorial da instituição. À noite, foi realizada a mesa-redonda “Extensão e Curricularização: Desafios e Perspectivas”, com a palestrante Profa. Dr. Kyldes Batista Vicente a Universidade do Tocantins (UNITINS) e mediação da Profª. Dra. Rejane Almeida.

O último dia do evento foi reservado às apresentações das ligas acadêmicas e às premiações, que reconheceram os trabalhos apresentados que mais se destacaram. Foram cerca de 30 trabalhos premiados nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, além dos certificados de menção honrosa.

Na mesa de encerramento, os organizadores do evento falaram sobre os desafios para a realização do maior evento acadêmico da UFNT e a alegria de ver a quantidade de ações e projetos desenvolvidas dentro dos programas ofertados pela universidade.

O evento proporcionou uma oportunidade valiosa para fortalecer as interações na comunidade acadêmica, incentivando a colaboração e a troca de ideias entre os participantes. Essa convivência possibilitou a construção de um ambiente de aprendizado mútuo, onde as experiências compartilhadas contribuirão para o desenvolvimento de novas iniciativas e projetos no futuro.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.