
O curso de Direito do Centro de Educação, Humanidades e Saúde da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) – centro Tocantinópolis, em parceria com o Colégio Estadual Dom Orione (CEDO), está promovendo o Campeonato de Júri Simulado com o tema “Negro Drama: Contra a Violência e o Racismo nas Escolas”.
Idealizado pelo Prof. Romário Heifrits, docente de Filosofia, o projeto será realizado no Colégio Estadual Dom Orione como uma ação de extensão universitária. Os participantes receberão certificados de horas complementares. As inscrições estão abertas para duas categorias: mentores de equipes ou jurados.
O Campeonato de Júri Simulado visa promover uma educação integral que desenvolva o protagonismo juvenil, estimulando habilidades como argumentação, senso crítico e respeito à diversidade. A simulação de um tribunal será o espaço onde estudantes do Ensino Fundamental e Médio poderão debater, refletir e argumentar sobre temas urgentes como a violência e o racismo nas escolas.
Mais do que uma simples simulação, o projeto prepara os alunos para desafios reais, incentivando o desenvolvimento de uma reflexão crítica e construtiva, além de valorizar a diversidade e a inclusão. Assim, o campeonato busca capacitar os estudantes para se tornarem agentes de transformação social, por meio do debate consciente e do protagonismo juvenil.

Programação:
- Inscrições (para estudantes do curso de Direito – mentores e jurados):
De 01/10 a 15/10 - Treinamento das equipes de estudantes da Unidade Escolar:
De 16/10 a 31/10 - Oficina sobre o funcionamento do Tribunal do Júri
Com o Coordenador do NPJ-UFNT, Prof. André, e o Prof. Endel Arrais, docente de Direito Penal
Data: 16/10
Público-alvo: mentores e equipes de estudantes - Campeonato de Júri Simulado:
De 11/11 a 14/11
Local: Colégio Dom Orione (Final no Fórum de Tocantinópolis)
Como participar:
Para se inscrever, envie seu nome completo, RG, CPF e o semestre que cursa para o WhatsApp do Prof. Fabrício Zanin, coordenador do curso de Direito: (63) 99221-7878. (Público-alvo: Estudantes do CEDO e do curso de Direito do CEHS)
Participe e ajude a promover uma educação mais crítica, inclusiva e transformadora!
Por Eveliny Jácome