Por Eveliny Jácome

No dia 12 de julho, no auditório do Centro de Educação, Humanidades e Saúde de Tocantinópolis, foi realizada a defesa pública para promoção à carreira titular do professor Eliseu Riscaroli, do colegiado de Pedagogia da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

A defesa de memorial é concedida aos docentes universitários das universidades públicas quando alcançam todas as etapas exigidas para mudança de títulos, e é um dos requisitos exigidos para a Promoção da Classe de Professor Titular na Carreira do Magistério associado IV, para a Classe de Professor Associado Titular na Carreira do Magistério Superior.
O objetivo é descrever as atividades que desenvolveu e que foram importantes nos âmbitos da sua formação e atuação profissional, com destaque aos trabalhos de pesquisa, extensão e gestão realizados no Ensino Superior, especialmente na UFT e UFNT.
Prof. Eliseu Riscaroli atua no curso de Pedagogia na UFT/UFNT desde 2003, e nesses 21 anos de carreira concentrou seus estudos e pesquisas nas questões de Gênero, Infância e Direitos Humanos, e organizou, durante 10 anos o seminário Gênero, Infância e Educação no campus de Tocantinópolis.
Em sua trajetória, apresentou seus trabalhos em eventos internacionais como em Montevideu, Santiago, Aveiro, Lima, Havana, Santa Clara, Barcelona e outras dezenas em território brasileiro.
A banca avaliadora foi composta por docentes de várias Universidades da federação: Roberta Gomes Marçal Vieira Vaz (PRESIDENTE) – UFNT, Silvia de Fátima Pilegi Rorigues – UFR, Maria José Avis do Rosário – UFPA, Severino Bezerra da Silva – UFPB, José Ricardo Mafra – UFOPA.
