Sinalização tátil no CCA

No Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), é possível ver e sentir metros de piso tátil e diversas placas de identificação em Braile.
A iniciativa da instalação dessa sinalização foi da Coordenação de Acessibilidade, subordinada à Diretoria de Acessibilidade, Equidade e Políticas Afirmativas (DAEP), responsáveis pelo levantamento da demanda e da elaboração dessa proposta inclusiva, implementada pela empresa vencedora da licitação, FLEX – Sinalização Modular e Acessibilidade.
A colocação desse equipamento tem como objetivo adequar a universidade para receber estudantes, funcionários e visitantes PCD’s. São 69,5 m² de piso tátil, 17 placas de pictogramas e 54 placas de identificação de local em Braile, instalados nos blocos de salas de aula, em dois blocos de laboratórios e na biblioteca. São poucos metros, mas já garantem a diferença para quem não vê, e proporcionam independência de locomoção e noção de espacialidade no ambiente acadêmico para estudantes como Ryckelmy Silva Lopes, que é cego e cursa Zootecnia.
A proposta é expandir a iniciativa no CCA e nos demais centros da UFNT, com o intuito de cumprir com a missão da UFNT, de garantir uma universidade pública, gratuita, de excelência e acessível a todos e a todas. Seguiremos na construção de uma instituição cada vez mais inclusiva.
Revisão: Adriele Pereira


