Por Eveliny Jácome

A docente Luana Mara Pereira do Centro de Educação, Humanidades e Saúde de Tocantinópolis, participou da XIX Reunião de Antropologia do Mercosul – RAM, onde lançou o seu Livro “Experiência, Corpo e Liberdade: Criação e Composição em Dança como Caminho, Percepção e Cura“.
Luana Mara Pereira é graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas, e especialista em Arte no Campo pela Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC. É mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e atualmente é professora do magistério superior no curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Arte-educadora, diretora teatral, atriz e bonequeira.
O livro apresenta uma jornada existencial em dança como caminho, percepção e cura que provoca o despertar dos sentidos, das emoções, das sensações e de novos movimentos. Segundo a autora, é um livro de fácil leitura, indicado para qualquer pessoa que se interesse tanto pelos temas da dança, do autoconhecimento, da consciência corporal e de processos de cura, como por estudos teóricos e filosóficos acerca da compreensão de corpo, de liberdade e de experiência.
A Reunião de Antropologia do Mercosul – RAM, é um congresso bienal iniciado em 1995 e, desde então, já foi sediado por diferentes cidades do Brasil, do Uruguai e da Argentina, sendo um espaço privilegiado de trocas, interações e ampliações das fronteiras.
O evento busca refletir sobre os marcos e formas de produção do conhecimento desde o Sul Global, ou seja, a partir de conhecimentos e epistemologias outrora pouco evidenciadas, ou menos hegemônicas. Além disso, o espaço serve para a troca de conhecimento e experiências entre acadêmicos, gestores públicos e movimentos sociais.
Link para adquirir exemplares:
https://editoraappris.com.br/produto/experiencia-corpo-e-liberdade-criacao-e-composicao-em-danca-como-caminho-percepcao-e-cura/
Link da página do evento:
https://www.ram2023.sinteseeventos.com.br/