Educação de Qualidade
A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou, em dezembro de 2018, o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação. O objetivo é destacar a importância da educação para o desenvolvimento e aumentar a cooperação internacional em prol de sua efetivação. Conforme a Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sem uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e oportunidades para todos, ao longo da vida, os países não conseguirão alcançar a igualdade de gênero e travar o ciclo de pobreza que atingem milhões de crianças, jovens e adultos no mundo.
Mas esse combate só é possível com uma educação que promova inclusão e igualdade. Tendo em vista a sua magnitude, a ONU incluiu a educação como um de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sendo a Educação de Qualidade o quarto ODS (de um total de 17), esse compromisso foi assinado por 193 países, dos quais o Brasil faz parte, e visa o alcance dessa meta até o ano de 2030. Uma das propostas desse objetivo é: Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
No que diz respeito à educação superior, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) vai ao encontro a esse ODS, visto que a universidade tem diversos cursos de licenciaturas, que formam educadores que buscam contribuir com a formação das futuras gerações. Com intuito de que todos tenham acesso a uma educação equitativa e de qualidade.
Referências:
Unesco: https://www.unesco.org/en
Objetivo de Desenvolvimento Sustentavel 4: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4
Escrito por: Adriele Pereira
Revisado por: Alinne Dantas
