No dia 18 de janeiro é comemorado o Dia da Universidade, essa data homenageia as instituições responsáveis por ofertar ensino superior, pesquisa e extensão para milhões de pessoas. Não podemos deixar de ressaltar a importância das Universidades Públicas nessa data e em todos os outros dias, sobretudo, o seu valor na transformação da sociedade, buscando sempre uma sociedade mais justa, plural e para todos a partir da partilha do conhecimento científico.
Qual a diferença entre Universidade e Faculdade?
Ambas são instituições de ensino superior, embora possam oferecer cursos iguais e com o mesmo peso no diploma, existe diferença entre elas. As faculdades são instituições de ensino mais específicas e que priorizam determinada área do conhecimento. Quem faz um curso numa faculdade tem uma formação mais teórica e focada no mercado de trabalho.
As Universidades são pluridisciplinares, com atividades focadas no ensino, pesquisa e extensão, que atendem a comunidade. É nas universidades que se desenvolve a maior parte das pesquisas científicas do mundo. No Brasil, há uma maior influência das universidades públicas nesse posto; pois elas são responsáveis por 90% da produção científica do país, de acordo com o relatório Clavrivate Analytics para Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Sobre a nossa UFNT
A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) é uma das mais jovens universidades públicas do país. Nós contamos com projetos financiados pela Capes, sendo eles o Alvorecer, Programa Institucional de Bolsas/Voluntário de Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC), Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), entre outros projetos.
Se interessou em ser nosso acadêmico?
Veja em nosso edital se você tem direito a inserção da taxa de inscrição para o nosso vestibular 2023/2. O período de solicitação será das 9h do dia 23 de janeiro até às 17h de 1º de fevereiro.
Edital: http://www.copese.uft.edu.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=8265
Matéria escrita por: Adriele Pereira
Edição: Alinne Dantas
