A programação ocorre de 21 a 28 de Agosto e é organizada pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE)

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla organizada pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) desde 1963, é uma campanha anual desenvolvida de 21 a 28 de agosto neste ano. A semana foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, como instrumento de defesa e garantia dos direitos e mobilização social.
Anualmente, é definido um tema envolvendo autonomia, acessibilidade, protagonismo, independência, dentre outros. Neste ano, a campanha tem como tema ‘Superar barreiras para garantir inclusão’. Em um país com dimensões territoriais de continente, como o Brasil, as desigualdades das condições de vida são evidentes, bem como a marginalização social de determinados grupos, que por sua condição de vulnerabilidade, necessitam de apoios especializados para superação das barreiras que impedem o exercício pleno da sua cidadania.
De acordo com diretor Diêgo Araújo, da Diretoria de Acessibilidade, Equidade e Permanência da Universidade Federal do Norte do Tocantins (DAEP/UFNT): “A importância do evento é a construção do conhecimento acerca dos inúmeros desafios que as pessoas com deficiência enfrentam em nossa sociedade, desafios estes que, se mostram tanto no campo da implementação de fato de políticas públicas direcionadas, à guisa da legislação já vigente, bem como sobre o olhar da sociedade perante a causa”. O diretor ainda destaca que: “Juntar forças num momento como o da Semana Nacional é estreitar os laços de empatia e, ainda, mostrar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela APAE e parceiros no estado do Tocantins e no Brasil, de forma geral”.
Segundo a coordenadora de políticas de acessibilidade da DAEP/UFNT, Renata Laize, a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla proporciona visibilidade para a causa, promovendo um processo de conscientização na sociedade, de modo que, possibilite abertura de oportunidades nos mais variados setores em que ainda há barreiras que impossibilitam os processos de inclusão da pessoa com deficiência”.
A DAEP/UFNT está participando do evento por meio da sua Coordenação de Políticas de Acessibilidade, e monitores inclusivos, somando forças nos atos internos e externos, fornecendo suporte na divulgação da semana e colaborando para o estreitamento das relações universidade/sociedade.
Sobre a DAEP/UFNT
Inicialmente, a Diretoria de Acessibilidade, Equidade e Permanência da UFNT, está realizando o mapeamento de demandas com os estudantes que indicaram algum tipo de deficiência no ato da matrícula para, então, balizar as suas ações e propor uma política de acessibilidade e inclusão que forneça os subsídios necessários à sua permanência no ambiente universitário.
Além disso, o estudante que estiver nesta condição, pode entrar em contato diretamente com a diretoria, pelos canais:
Diêgo Silva – DAEP (daep@ufnt.edu.br)
Renata Laize – Coordenadora de Políticas de Acessibilidade (acessibilidade@ufnt.edu.br)
Fone/Whatsapp: + 55 63 99976-0828









