Sistemas de Bibliotecas (SIBi) da UFNT
Bibliotecas físicas
A UNFT conta com três bibliotecas universitárias, sendo duas em Araguaína nos Centros de Ciências Integradas e Centro de Ciências Agrárias, e uma em Tocantinópolis no Centro de Educação, Humanidades e Saúde.
Araguaína: “Biblioteca Professora Isabel Auler” – localizada no Centro de Ciências Agrárias – CCA
A Biblioteca Profa. Isabel Auler está localizada no Centro de Ciências Agrárias, seu acervo atende aos cursos de graduação: bacharelado em Medicina Veterinária e Zootecnia, bem como atende também aos programas de pós-graduação strictu senso.
Sua área física está distribuída em dois pavimentos com 2744,96 m2, sendo que parte do primeiro andar está destinado à diretoria do CCA.
O acervo encontra-se organizado de acordo com a Classificação Decimal de Dewey e o tipo de catalogação atende as normas do AACR2.O acesso as estantes é livre.
Contato: (63) 3416-5404
Quadro 1 – Acervo físico da Biblioteca Professora Isabel Auler (CCA).
DESCRIÇÃO | TÍTULOS | EXEMPLARES |
Livros | 1571 | 7525 |
Revistas | 282 | 5337 |
Monografias graduação | 553 | 558 |
Monografias de especialização | 51 | 51 |
Dissertações | 138 | 184 |
Teses | 80 | 100 |
Multimeios (cd’s, dvd’s e fitas cassete) | 246 | 403 |
Total geral | 2.921 | 14.158 |
Araguaína: “Biblioteca Professor Severino Francisco” – localizada no Centro de Ciências Integradas – CCI
A Biblioteca Professor Severino Francisco funciona no Centro de Ciências Integradas (CCI), seu acervo é destinado às demandas dos cursos de licenciaturas, tecnológicos, saúde e também aos programas de pós-graduação.
O acervo físico encontra-se organizado de acordo com a Classificação Decimal de Dewey e o tipo de catalogação atende as normas do AACR2 (Quadro 2). O acesso as estantes é livre.
Contato: (63) 3416-5612
Quadro 2 – Acervo físico da Biblioteca Professor Severino Francisco.
DESCRIÇÃO | TÍTULOS | EXEMPLARES |
Livros | 24.813 | 34.024 |
Monografias graduação | 1.315 | 1.315 |
Monografias de especialização | 75 | 75 |
Dissertação | 163 | 165 |
Teses | 98 | 98 |
Multimeios (cd’s, dvd’s e fitas cassete | 985 | 1.052 |
Total geral | 27.449 | 36.729 |
Tocantinópolis: “Biblioteca Professor Cleides Antônio Amorim” – localizada no Centro de Educação, Humanidades e Saúde – CEHS
A Biblioteca Professor Cleides Antônio Amorim está localizada no município de Tocantinópolis no Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS), seu acervo se destina a atender as demandas dos cursos de graduação em Ciências Sociais, Educação do Campo, Educação Física, Pedagogia e Direito.
A biblioteca possui um prédio em dois pavimentos, com a área de 1.953,20 m², que, no momento está sendo compartilhado com a Diretoria do CEHS.
Quadro 3 – Acervo físico da Biblioteca Professor Cleides Antônio Amorim.
DESCRIÇÃO | TÍTULOS | EXEMPLARES |
Livros | 8.604 | 19.325 |
Revistas | 6 | 6 |
Monografias graduação | 580 | 580 |
Monografias de especialização | – | – |
Dissertações | 28 | 28 |
Teses | 61 | 61 |
Multimeios (cd’s, dvd’s e fitas cassete) | 546 | 546 |
Total geral | 9.825 | 20.546 |
Estrutura física
Todas as bibliotecas encontram-se em prédios próprios com infraestrutura que foram planejadas juntamente com os bibliotecários para atender as demandas da comunidade acadêmica, considerando o conforto dos usuários e servidores e o acondicionamento e organização correta das coleções de livros.
Os prédios possuem: iluminação natural e artificial, equipamentos e sinalização de combate a incêndio, instalações elétricas, rede para os equipamentos de informática, bebedouros, banheiros, elevadores e acessibilidade (placas de sinalização em Braile e piso tátil).
Há, ainda, espaço bem definido de acervo geral e de pós-graduação, box para estudo/leitura individual, sala de estudo em grupo, sala técnica de aquisição, reparo e manutenção de livros, processamento técnico, área administrativa, sala de extensão, atendimento e circulação de materiais, sala de áudio e vídeo, sala de periódicos, coleção especial, sala de projeção, espaços com computadores para estudo e pesquisa dos usuários, e o Setor de Inclusão e Acessibilidade Informacional.
Relevância das Bibliotecas
As bibliotecas desempenham um papel fundamental dentro das universidades e possui grande importância para o ambiente acadêmico e o desenvolvimento da instituição como um todo. Algumas das principais razões que destacam a relevância das bibliotecas são as seguintes:
- Acesso à informação e conhecimento: as bibliotecas são um centro de acesso à informação e conhecimento em diversas áreas do conhecimento, proporcionando uma ampla gama de recursos atualizados, permitindo que os usuários se mantenham informados sobre os avanços em suas áreas de interesse.
- Estímulos à pesquisa e produção acadêmica: a disponibilidade de recursos e serviços na biblioteca incentiva os membros da comunidade acadêmica a se engajarem em pesquisas e a produzirem novos conhecimentos, sendo o elo facilitador de acesso às referências bibliográficas que são fundamentais para a elaboração de trabalhos acadêmicos de qualidade.
- Promoção da leitura e cultura: a biblioteca promove a leitura e o contato com diferentes formas de expressão cultural, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, informados e com maior bagagem cultural.
- Espaço de estudo e colaboração: a biblioteca oferece um ambiente propício para o estudo individual e em grupo, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes e pesquisadores, bem como proporcionando um espaço para os curso que se desenvolvem dentro das metodologias ativas ( PBL, TBL e outros ) que demandam de espaços e horários estendidos para estudo.
- Desenvolvimento de habilidades de pesquisa: a biblioteca desempenha um papel importante na formação dos estudantes, ajudando-os a desenvolver habilidades de pesquisa, análise de informações e uso adequado das fontes de pesquisa disponíveis.
- Preservação do conhecimento: as bibliotecas também têm o papel de preservar e conservar obras e documentos de valor histórico e cultural, contribuindo para a memória da instituição e da sociedade.
- Apoio à comunidade acadêmica e aos serviços oferecidos pela universidade: a biblioteca colabora com outros setores da universidade, como o ensino, pesquisa, extensão e inovação, fornecendo suporte bibliográfico e documental para essas atividades.
Em suma, as bibliotecas dentro de uma universidade são elementos-chaves e transformadores para o crescimento intelectual, acadêmico e cultural da comunidade acadêmica, desempenhando um papel fundamental na promoção do ensino de qualidade, pesquisa inovadora e acesso à informação. Elas são um espaço vivo e dinâmica, que evolui junto com as demandas e necessidades dos usuários e se torna um dos pilares do desenvolvimento institucional.