Universidade Federal do Norte do Tocantins

UFNT

SIBi: bibliotecas físicas

  Bibliotecas físicas

A UNFT conta com três bibliotecas universitárias, sendo duas em Araguaína nos Centros de Ciências Integradas e Centro de Ciências Agrárias, e uma em Tocantinópolis no Centro de Educação, Humanidades e Saúde.

Araguaína: “Biblioteca Professora Isabel Auler” – localizada no Centro de Ciências Agrárias – CCA

A Biblioteca Profa. Isabel Auler está localizada no Centro de Ciências Agrárias, seu acervo atende aos cursos de graduação: bacharelado em Medicina Veterinária e Zootecnia, bem como atende também aos programas de pós-graduação strictu senso.

Sua área física está distribuída em dois pavimentos com 2744,96 m2, sendo que parte do primeiro andar está destinado à diretoria do CCA.

O acervo encontra-se organizado de acordo com a Classificação Decimal de Dewey e o tipo de catalogação atende as normas do AACR2.O acesso as estantes é livre.

Contato: (63) 3416-5404

Quadro 1 – Acervo físico da Biblioteca Professora Isabel Auler (CCA).

DESCRIÇÃOTÍTULOSEXEMPLARES
Livros15717525
Revistas2825337
Monografias graduação553558
Monografias de especialização 51 51
Dissertações138184
Teses 80100
Multimeios (cd’s, dvd’s e fitas cassete)246403
Total geral2.92114.158

Araguaína: “Biblioteca Professor Severino Francisco” – localizada no Centro de Ciências Integradas – CCI

A Biblioteca Professor Severino Francisco funciona no Centro de Ciências Integradas (CCI), seu acervo é destinado às demandas dos cursos de licenciaturas, tecnológicos, saúde e também aos programas de pós-graduação.

A biblioteca possui um prédio em dois pavimentos, com a área de 2.763 m², que, no momento está sendo compartilhado com a Reitoria da UFNT.    

O acervo físico encontra-se organizado de acordo com a Classificação Decimal de Dewey e o tipo de catalogação atende as normas do AACR2 (Quadro 2). O acesso as estantes é livre.     

Contato: (63) 3416-5612

Quadro 2 – Acervo físico da Biblioteca Professor Severino Francisco.

DESCRIÇÃOTÍTULOSEXEMPLARES
Livros24.81334.024
Monografias graduação1.3151.315
Monografias de especialização 75 75
Dissertação 163 165
Teses 98 98
Multimeios (cd’s, dvd’s e fitas cassete 9851.052
Total geral27.44936.729

Tocantinópolis: “Biblioteca Professor Cleides Antônio Amorim” – localizada no Centro de Educação, Humanidades e Saúde – CEHS

A Biblioteca Professor Cleides Antônio Amorim está localizada no município de Tocantinópolis no Centro de Educação, Humanidades e Saúde (CEHS), seu acervo se destina a atender as demandas dos cursos de graduação em Ciências Sociais, Educação do Campo, Educação Física, Pedagogia e Direito.           

A biblioteca possui um prédio em dois pavimentos, com a área de 1.953,20 m², que, no momento está sendo compartilhado com a Diretoria do CEHS.

Quadro 3 – Acervo físico da Biblioteca Professor Cleides Antônio Amorim.

DESCRIÇÃOTÍTULOSEXEMPLARES
Livros8.60419.325
Revistas 6       6
Monografias graduação 580 580
Monografias de especialização
Dissertações 28 28
Teses 61 61
Multimeios (cd’s, dvd’s e fitas cassete) 546 546
Total geral9.82520.546
Estrutura física

Todas as bibliotecas encontram-se em prédios próprios com infraestrutura que foram planejadas juntamente com os bibliotecários para atender as demandas da comunidade acadêmica, considerando o conforto dos usuários e servidores e o acondicionamento e organização correta das coleções de livros.

Os prédios possuem: iluminação natural e artificial, equipamentos e sinalização de combate a incêndio, instalações elétricas, rede para os equipamentos de informática, bebedouros, banheiros, elevadores e acessibilidade (placas de sinalização em Braile e piso tátil).

Há, ainda, espaço bem definido de acervo geral e de pós-graduação, box para estudo/leitura individual, sala de estudo em grupo, sala técnica de aquisição, reparo e manutenção de livros, processamento técnico, área administrativa, sala de extensão, atendimento e circulação de materiais, sala de áudio e vídeo, sala de periódicos, coleção especial, sala de projeção, espaços com computadores para estudo e pesquisa dos usuários, e o Setor de Inclusão e Acessibilidade Informacional.

Relevância das Bibliotecas

As bibliotecas desempenham um papel fundamental dentro das universidades e possui grande importância para o ambiente acadêmico e o desenvolvimento da instituição como um todo. Algumas das principais razões que destacam a relevância das bibliotecas são as seguintes:

  • Acesso à informação e conhecimento: as bibliotecas são um centro de acesso à informação e conhecimento em diversas áreas do conhecimento, proporcionando uma ampla gama de recursos atualizados, permitindo que os usuários se mantenham informados sobre os avanços em suas áreas de interesse.
  • Estímulos à pesquisa e produção acadêmica: a disponibilidade de recursos e serviços na biblioteca incentiva os membros da comunidade acadêmica a se engajarem em pesquisas e a produzirem novos conhecimentos, sendo o elo facilitador de acesso às referências bibliográficas que são fundamentais para a elaboração de trabalhos acadêmicos de qualidade.
  • Promoção da leitura e cultura: a biblioteca promove a leitura e o contato com diferentes formas de expressão cultural, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, informados e com maior bagagem cultural.
  • Espaço de estudo e colaboração: a biblioteca oferece um ambiente propício para o estudo individual e em grupo, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes e pesquisadores, bem como proporcionando um espaço para os curso que se desenvolvem dentro das metodologias ativas ( PBL, TBL e outros ) que demandam de espaços e horários estendidos para estudo.
  • Desenvolvimento de habilidades de pesquisa: a biblioteca desempenha um papel importante na formação dos estudantes, ajudando-os a desenvolver habilidades de pesquisa, análise de informações e uso adequado das fontes de pesquisa disponíveis.
  • Preservação do conhecimento: as bibliotecas também têm o papel de preservar e conservar obras e documentos de valor histórico e cultural, contribuindo para a memória da instituição e da sociedade.
  • Apoio à comunidade acadêmica e aos serviços oferecidos pela universidade: a biblioteca colabora com outros setores da universidade, como o ensino, pesquisa, extensão e inovação, fornecendo suporte bibliográfico e documental para essas atividades.

Em suma, as bibliotecas dentro de uma universidade são elementos-chaves e transformadores para o crescimento intelectual, acadêmico e cultural da comunidade acadêmica, desempenhando um papel fundamental na promoção do ensino de qualidade, pesquisa inovadora e acesso à informação. Elas são um espaço vivo e dinâmica, que evolui junto com as demandas e necessidades dos usuários e se torna um dos pilares do desenvolvimento institucional.