
Palmas (TO) – A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) marcou presença na 25ª edição da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), consolidando sua atuação no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no agronegócio. A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), professora Kênia Rodrigues, destacou os avanços da instituição no evento, que ocorreu entre os dias 13 e 16 de maio, na capital tocantinense.
Com um estande mais estruturado, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), a UFNT apresentou projetos de pesquisa e extensão de diversos centros acadêmicos. Entre as iniciativas expostas, estavam trabalhos vinculados ao edital Rosas da Ciência, coordenados pelas professoras Miliane Moreira Cardoso Vieira, do Centro de Ciências Integradas (CCI) e Carliene Freitas Bernardes do Centro de Educação Humanidades e Saúde (CEHS), Edital de Fixação dos Jovens Cientistas com as professoras Bruna Alexandrino e Fabrícia Rocha Chaves Miotto – representada pela professora Ana Carolina, com projetos do Centro de Ciências Agrárias (CCA), e também mostra de projetos da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), entre outros.
A Rede DESER também ganhou destaque no Pavilhão da Ciência e Tecnologia, com a apresentação de 60 projetos ligados aos Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs), especialmente do CDR – Médio Norte com apresentação da professora Olivia Macedo, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) e professor Warton da Silva Souza, do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDIRE) do CCI, e do CDR Bico do Papagaio na qual a UFNT do CEHS é parceiro, chamando a atenção de visitantes de outros estados.
Palestras e representação institucional
A professora Kênia Rodrigues participou ativamente de debates e painéis, incluindo uma palestra no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) no Dia do Zootecnista (13/05), uma apresentação no estande da Unitins sobre “Como inovar no Agro” (14/05) e uma participação no III Seminário de Avicultura Caipira, promovido pelo Ruraltins (16/05).
Além disso, a UFNT foi representada em reuniões estratégicas, como o encontro de reitores e gestores com a presidente da FAPT, Eleussandra Moura, onde foram discutidos temas como a manutenção das bolsas PIBIC, a criação de um edital de produtividade para pesquisadores e a possibilidade de novas linhas de fomento para projetos de extensão e inovação.
Parcerias e futuros investimentos
A universidade também firmou diálogos com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), representada por Sibá Machado, sobre projetos de agricultura familiar e florestas produtivas na Amazônia, com previsão de parcerias futuras.
Reconhecimento e agradecimentos
A pró-reitora agradeceu o empenho da equipe da UFNT, incluindo docentes, bolsistas e técnicos, além de destacar o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da FAPT. “Foi uma semana muito produtiva, e esperamos ampliar ainda mais nossa participação em 2026”, afirmou Kênia Rodrigues, celebrando os 25 anos da Agrotins.
“A UFNT reforça, assim, seu compromisso com a pesquisa aplicada e a inovação no agronegócio tocantinense, fortalecendo sua presença em um dos maiores eventos do setor no Norte do país”, conclui a professora.






Texto: Daianni Parreira