Nos dias 28 e 29 de março de 2025, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) realizou o lançamento oficial do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola do Centro Norte Tocantinense (2024/2025). O evento foi coordenado pela vice-diretora do Centro de Ciências Integradas (CCI), professora Vera Caixeta, e ocorreu na Escola Estadual de Muricilândia, situada no município de Muricilândia – TO. Durante os dois dias de atividades, foram promovidas palestras, apresentações culturais e vivências com as comunidades quilombolas da região.
A iniciativa fez parte do Programa Escola Quilombola (PNEERQ/MEC) e foi promovida pela UFNT, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX), do Curso de Licenciatura em História e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas (NEUZA), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC-TO) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).
O curso tem como objetivo fortalecer a educação escolar quilombola, com foco na valorização dos saberes tradicionais, no combate ao racismo e na promoção da equidade racial no ambiente educacional. A formação seguiu a pedagogia da alternância, favorecendo a articulação entre os conhecimentos acadêmicos e os saberes ancestrais das comunidades quilombolas.
Programação do Evento
A abertura oficial do curso ocorreu na sexta-feira, 28 de março, às 18h, com a apresentação do grupo Negras Mariamas. A programação seguiu com a mesa de solenidade e a palestra “PNEERQ e os Caminhos para uma Prática Escolar Antirracista no Tocantins”, ministrada pela professora Lucireis Soares Rodrigues Reis, técnica da Undime-Tocantins.
No sábado, 29 de março, as atividades começaram às 8h com um café da manhã, seguido da palestra “História de Quilombos e do Pioneirismo das Ciências na África”, apresentada pelos professores Dernival Venâncio Ramos Junior e Yonier Alexander Orozco Marin, ambos da UFNT, juntamente com os discentes Claudete Morais Barbosa e Wanderson da Silva, do curso de Biologia da UFNT.
A programação continuou com visitas às comunidades quilombolas Dona Juscelina e Dona Domicília, rodas de conversa com os griôs, apresentações culturais e uma roda de contação de histórias ao redor da fogueira, encerrando as atividades às 21h.